A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, garantiu, na quinta-feira, estar “pronta” para enfrentar o candidato republicano às presidenciais de novembro, Donald Trump, no debate proposto para 10 de setembro, na ABC News. Acusou, contudo, o antigo chefe de Estado de “recuar”.
“Trump concordou com a data anteriormente. Agora, aqui está ele a recuar. Estou pronta e penso que os eleitores merecem ver a divisão que existe nesta corrida num debate”, disse a responsável, em declarações à imprensa, citada pelo Politico.
Em causa estão as afirmações do ex-presidente sobre aquele canal, que considerou ser “uma piada”. Na mesma linha, Trump apelou a que a Fox News também recebesse um debate entre os candidatos. De qualquer modo, o antigo presidente disse que estava disposto a enfrentar Harris que, ao que tudo indica, será a escolhida pelos democratas, após a desistência do atual chefe de Estado, Joe Biden.
Um porta-voz de Trump adiantou, na quinta-feira, que “os pormenores do debate para as eleições não podem ser finalizados até os democratas decidirem formalmente o seu candidato”.
“Há um forte sentimento por parte de muitos no Partido Democrata - nomeadamente Barack Obama - de que Kamala Harris é uma fraude marxista que não pode vencer o presidente Trump, e ainda estão à espera de alguém 'melhor'. Portanto, seria inapropriado agendar as coisas com Harris, porque os democratas ainda podem mudar de ideias”, disse Steven Cheung, em comunicado.
Recorde-se que Biden escolheu como sucessora Kamala Harris, que alcançou, na segunda-feira, o apoio de delegados suficientes para garantir a nomeação na próxima convenção nacional democrata, que arranca a 19 de agosto, em Chicago.
Leia Também: Kamala critica "agenda retrógada" de Trump e de "aliados extremistas"