Duas crianças morreram na sequência do esfaqueamento em Southport, no Reino Unido. Nove outras crianças ficaram feridas, seis das quais em estado grave.
A informação é avançada pelas autoridades, que deram uma conferência de imprensa ao final da tarde desta segunda-feira.
Há ainda dois adultos em estado grave. Todas as vítimas têm ferimentos causados por uma faca. "Acreditamos que os adultos que ficaram feridos tentavam proteger de forma corajosa as crianças que estavam a ser atacadas", notou Serena Kennedy, porta-voz das autoridades.
Os presentes assistiam a um evento numa escola de dança em que o tema era a 'Taylor Swift'.
As autoridades foram chamadas pouco antes das 12 horas locais, e, segundo Kennedy, quando chegaram ao local ficaram "em choque" devido ao "ataque feroz" que tinha acabado de acontecer.
O suspeito é um jovem de 17 anos, que foi detido no local. Está agora sob custódia policial para ser ouvido. O motivo do ataque é ainda desconhecido, mas as autoridades já descartaram que se tratasse de um ato de terrorismo.
Após a conferência de imprensa, em que os responsáveis garantiram voltar ao local amanhã por forma a continuar a prestar apoio, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, emitiu um comunicado. "Sei que falo por todos neste país quando digo que os nossos pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias, os seus amigos e toda a comunidade", afirmou, citado pela imprensa.
Sublinhando que estava "em choque" com a situação, Starmer referiu ainda que era "quase impossível imaginar a dor que estava a ser sentida e o trauma por que estão a passar" as pessoas da comunidade.
[Notícia atualizada às 19h31]
Leia Também: Ataque em Southport: Quem é o agressor? E o que dizem as testemunhas?