Presidente da Tunísia demite primeiro-ministro

O Presidente da Tunísia anunciou esta noite que demitiu o primeiro-ministro, sem dar qualquer explicação oficial, tendo substituído Ahmed Hachani pelo recém-nomeado ministro dos Assuntos Sociais, Kamel Madouri.

Notícia

© Getty Images

Lusa
07/08/2024 23:49 ‧ 07/08/2024 por Lusa

Mundo

Ahmed Hachani

Hachani tinha substituído Najla Bouden, em 01 de agosto do ano passado, que também foi demitida sem explicação oficial pelo Presidente, Kais Saied, que monopoliza todo o poder na Tunísia desde o seu golpe de Estado em 25 de julho de 2021.

 

Eleito democraticamente em outubro de 2019, Kais Saied atribuiu a si plenos poderes há três anos, demitindo o seu então primeiro-ministro e suspendendo o parlamento, posteriormente dissolvido.

Depois de ter revisto a Constituição em 2022 para introduzir um regime hiper-presidencialista e eleger um novo parlamento com poderes muito limitados, anunciou recentemente que se candidataria a um segundo mandato nas eleições presidenciais que se realizarão na Tunísia, a 06 de outubro.

Antes, Hachani tinha emitido uma declaração sobre as reuniões realizadas na sede do Governo, nomeadamente sobre a difícil situação dos transportes públicos.

Madouri, antigo presidente da Caixa Nacional de Seguro de Doença, assumiu o cargo em maio, substituindo Malek Zahi, demitido ao mesmo tempo que o ministro do Interior, Kamel Feki, a quem sucedeu Khaled Nouri.

Leia Também: Líder da oposição tunisina condenada a dois anos de prisão por difamação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas