Jogadora de xadrez russa suspensa após envenenar rival. Há vídeo

O incidente ocorreu durante o Campeonato de Xadrez do Daguestão, a 2 de agosto.

NotíciaVídeo

© Reprodução X @trajaykay

Notícias ao Minuto
08/08/2024 23:53 ‧ 08/08/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Insólito

Uma campeã de xadrez russa foi detida e acabou suspensa, por ser suspeita de envenenar uma rival. 

 

Segundo a imprensa internacional, o caso aconteceu na passada sexta-feira, em Makhachkala, na República do Daguestão, no sul da Rússia. A xadrezista em questão trata-se de Amina Abakarova, que espalhou mercúrio nas peças que seriam usadas por Umayganat Osmanova, antes da partida. 

O momento acabou por ser captado por câmaras de segurança e as imagens mostram Abakarova a entrar na sala onde ia acontecer o torneio, a aproxima-se de uma mesa e, depois de analisar se ninguém a estava a observar, retirou um frasco da mala e espalhou o conteúdo no tabuleiro. Pode ver o vídeo na galeria acima.

Após o inicio da partida, Umayganat Osmanova sentiu tonturas e náuseas e teve de receber assistência médica. 

Segundo a agência estatal russa TASS, que cita Alexander Tkachyov, diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, está a ser considerada a possibilidade de proibir a participação da jogadora de xadrez de forma vitalícia. 

"Estamos a aguardar a investigação dos organismos responsáveis pela aplicação da lei", disse Tkachyov. "Se a outra jogadora de xadrez for considerada culpada, a nossa reação será dura, possivelmente uma proibição vitalícia", acrescentou, lamentando o incidente e desejando as melhoras a Osmanova.

Um relatório policial citado pela imprensa russa refere que Abakarova terá admitindo "hostilidade pessoal" em relação a Osmanova. O plano era assustá-la para "se vingar de coisas desagradáveis" que Osmanova disse sobre a sua família "pelas costas". 

Já Sazhida Sazhidova, responsável pelo desporto na República do Daguestão, mostrou-se chocada: "Como muitos outros, estou perplexa com o que aconteceu, e os motivos de uma competidora tão experiente quanto Amina Abakarova são incompreensíveis. As ações que ela tomou poderiam ter levado a um desfecho extremamente trágico, ameaçando a vida de todos os presentes, incluindo a dela própria. Agora, deve responder pelo que fez conforme a lei". 

Apesar de ter ficado doente, Osmanova recuperou totalmente e regressou ao torneio.

Leia Também: "A Rússia trouxe a guerra ao nosso país e deve sentir" as consequências

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas