O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, afirmou, na quinta-feira, que os Estados Unidos "podem usar" o conflito no Médio Oriente para "desencadear" a III Guerra Mundial.
"Deus nos livre, eles [Estados Unidos] podem usar a situação de conflito no Médio Oriente para desencadear uma nova guerra mundial. Estão dispostos a ir tão longe", afirmou Lukashenko, numa reunião com ministros, segundo cita a agência noticiosa estatal BelTA.
O presidente bielorrusso criticou ainda o homólogo norte-americano, Joe Biden.
"Foi determinado: estes são amigos e estes são inimigos, este é um filho da ..., mas nosso, e aquele é um inimigo. Se o regime mudar, será como no Afeganistão. Será exatamente como no Afeganistão. Não será a primeira vez. Eles precisam de desencadear algum tipo de guerra para mudar o regime", reiterou.
Ainda assim, Lukashenko fez questão de ressalvar que não estava a fazer propaganda contra os Estados Unidos.
"Devemos ter relações amigáveis com todos e estabelecer relações com todos os que as desejem. Mas não desperdicem o que criámos nos últimos anos. Isto depende em grande parte de nós - os responsáveis pela aplicação da lei. Depende muito de nós. Esta ideia ocorreu-me no caminho para esta reunião", completou.
Leia Também: EUA anunciam novo pacote de ajuda militar a Kyiv de 115 milhões