Meses depois, barreira para bloquear vista do Monte Fuji é retirada

Fujikawaguchiko removeu as barreiras que tinham sido instaladas em maio.

Notícia

© KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
22/08/2024 10:18 ‧ 22/08/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Japão

No passado mês de maio, Fujikawaguchiko, uma cidade do centro do Japão, gerou controvérsia após instalar barreiras metálicas e uma cortina para bloquear uma vista popular do famoso Monte Fuji, devido ao fluxo excessivo de turistas. Contudo, poucos meses depois, recuou e, no passado dia 15 de agosto, removeu as barreiras.

 

As autoridades locais dizem que não há uma data estabelecida para se voltar a instalar as barreiras.

À CNN Internacional, um vereador explicou que, desde que foi instalada a rede "não houve mais pessoas a ficar muito tempo na zona". "Achamos que tem sido eficaz", disse, acrescentando que a zona continua a ser patrulhada e que a barreira pode voltar a ser colocada se a situação se alterar.

Note-se que Fujikawaguchiko, na prefeitura de Yamanashi, a leste de Tóquio, tem uma população de cerca de 10.000 pessoas e marca o início de um dos trilhos mais populares para caminhadas no Monte Fuji.

A cortina preta de 2,5 metros de altura e 20 metros de largura cobria a vista de onde parece que a montanha mais emblemática do Japão se eleva sobre uma loja de conveniência em Fujikawaguchiko, localidade situada na província de Yamanashi. Tinham sido ainda colocadas seis barreiras de ferro com três metros de largura, que impediam que as pessoas cheguem ao local exato onde a popular fotografia pode ser tirada.

Os turistas, que vão a Fujikawaguchiko precisamente devido às vistas do Monte Fuji, começaram a tirar fotografias neste ponto específico depois de um influenciador estrangeiro ter captado a cena em 2020, que se tornou viral nas redes sociais.

O excesso de visitantes causou crónicos bloqueios na circulação tanto de peões como de veículos na rua onde se localiza a loja, numa estrada estreita, incapaz de lidar com o volume de turistas.

Antes de bloquear completamente a vista, a cidade japonesa tinha tentado outras medidas, como afixar avisos em inglês ou destacar funcionários para controlar as multidões, mas que se revelaram ineficazes.

Fujikawaguchiko depende em grande parte do turismo que atrai devido à proximidade do Monte Fuji, mas os cerca de 25.495 habitantes da cidade tinham vindo a criticar o comportamento de alguns visitantes, especialmente estrangeiros.

Os residentes tinham acusado turistas de atirar lixo para o chão, fumar fora das áreas autorizadas, estacionar de forma indiscriminada e até de subir ilegalmente ao telhado de uma clínica dentária para tirar fotos.

Leia Também: Japão regista novo recorde de turistas em julho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas