Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 34º

Delegação israelita chega ao Cairo para continuar negociações sobre Gaza

Uma delegação israelita chegou hoje ao fim do dia ao Cairo para prosseguir as negociações sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza, após várias semanas de impasse nas conversações indiretas com o grupo islamita palestiniano Hamas.

Delegação israelita chega ao Cairo para continuar negociações sobre Gaza
Notícias ao Minuto

20:17 - 22/08/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

À capital egípcia chegaram o chefe do serviço de informações estrangeiro (Mossad), David Barnea, o chefe dos serviços de segurança interna (Shin Bet), Ronen Bar, e o chefe da divisão estratégica do Exército, Eliezer Toledano, confirmou à agência EFE o porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

 

À delegação israelita juntou-se, segundo o meio de comunicação norte-americano Axios, o principal conselheiro do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o Médio Oriente, Brett McGurk, e o diretor dos serviços de informações egípcios, Abas Kamel, que lidera a delegação do Cairo.

Entre os pontos em discussão das negociações, mediadas por Egito, Estados Unidos e Qatar, o principal obstáculo que impede a obtenção de um acordo é a presença permanente de Israel tanto na fronteira da Faixa de Gaza com o território egípcio, no corredor de Filadélfia, como no corredor de Netzarim, no norte do território.

O Hamas opõe-se a estas reivindicações, que afirma não constarem da proposta que o grupo palestiniano aceitou em julho passado, e afirma que a presença permanente das forças israelitas no enclave equivale a não pôr fim à agressão.

"Os palestinianos aceitaram a proposta de 02 de julho com base nas garantias dos mediadores, mas Netanyahu recusa-se a comprometer-se e os Estados Unidos têm a responsabilidade de pressionar para alcançar um cessar-fogo", disse hoje Husam Badran, membro do gabinete político do Hamas e chefe do seu gabinete de relações nacionais, à cadeia televisiva Al-Jazeera.

Por seu lado, Netanyahu recusou-se explicitamente a abandonar o que considera "ativos estratégicos" para a segurança de Israel e mantém-se irredutível.

Na quarta-feira, o Presidente norte-americano voltou a apelar para "a urgência de finalizar um acordo", durante uma conversa telefónica com Benjamin Netanyahu.

A conversa telefónica entre os dois líderes centrou-se nas "próximas discussões no Cairo para remover os obstáculos remanescentes", antes de ser alcançado um acordo entre Israel e o Hamas, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

O conflito foi desencadeado em 07 de outubro por um ataque sem precedentes do Hamas, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de pessoas levadas como reféns, segundo as autoridades israelitas.

Após o ataque do Hamas, Israel lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou acima de 40 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.

Leia Também: Israel ordena evacuação de localidade próxima de Khan Yunis em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório