Meteorologia

  • 15 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 22º MÁX 33º

Emirados vão investir 2,08 mil milhões em projeto ferroviário na Jordânia

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) vão investir 2,3 mil milhões de dólares (2,08 mil milhões de euros) num projeto ferroviário na Jordânia, que ligará o porto de Aqaba, no Mar Vermelho, às províncias mineiras de Karak e Maan.

Emirados vão investir 2,08 mil milhões em projeto ferroviário na Jordânia
Notícias ao Minuto

23:55 - 04/09/24 por Lusa

Mundo EAU

De acordo com uma fonte oficial, o projeto hoje assinado por Amã e Abu Dhabi destina-se a aumentar a capacidade de exportação da Jordânia.

 

O investimento dos Emirados "ligará o porto de Aqaba (328 quilómetros a sul de Amã) às zonas mineiras de Shidiya (na província de Maan, 212 quilómetros a sul de Amã) e de Ghor al-Safi (na província de Karak, 118 quilómetros a sul de Amã)", anunciou o primeiro-ministro jordano, Bicher al-Khasawneh, citado pela agência noticiosa oficial jordana Petra.

Durante a cerimónia de assinatura em Aqaba, na presença do ministro do Investimento dos Emirados, Mohamed Hassan Alsuwaidi, o governante jordano acrescentou que serão necessários "cinco anos para que o caminho-de-ferro comece a funcionar, ou seja, em 2030".

Entretanto, acrescentou al-Khasawneh, os estudos necessários serão efetuados e os concursos lançados no início de 2026.

"A construção desta linha aumentará consideravelmente as nossas capacidades logísticas e de exportação, com um volume inicial de 16 milhões de toneladas de produtos fosfatados e potássicos, dos quais 13 milhões de toneladas de fosfato e 3 milhões de toneladas de produtos potássicos.

O ministro dos Emirados afirmou que "este acordo reflete o empenho dos Emirados nos esforços conjuntos para estimular o crescimento económico e reforçar a resiliência e a diversificação económicas" dos dois países.

O projeto faz parte de um pacote de investimento mais vasto, com um valor estimado de 5,5 mil milhões de dólares (4,96 mil milhões de euros), que será assinado pela Jordânia e pelos EAU no final de 2023, na presença do Rei Abdullah II da Jordânia e do Presidente dos EAU, Xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan.

A Jordânia é um dos maiores produtores mundiais de fosfato e potássio.

As reservas de fosfato do reino estão estimadas em cerca de 3,7 mil milhões de toneladas, o que o coloca em quinto lugar no ranking mundial.

A Jordan Phosphate Mines Company é o segundo maior exportador e o sexto maior produtor de fosfato do mundo.

Em 2019, a Jordânia foi classificada como o sétimo maior produtor mundial de potássio.

Leia Também: Médio Oriente. França, Emirados e Arábia Saudita pedem "moderação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório