Candidato da Eslovénia a comissário europeu desiste após pressão de Von der Leyen

O candidato esloveno a comissário europeu, Tomaz Vesel, retirou hoje a sua candidatura devido a divergências com a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, que tem pressionado pela nomeação de mais mulheres pelos Estados-membros.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/09/2024 23:54 ‧ 06/09/2024 por Lusa

Mundo

Tomaz Vesel

Vesel, antigo presidente do Tribunal de Contas da Eslovénia, reconheceu, em comunicado, que não partilha com Von de Leyen "os mesmos critérios relativos ao funcionamento da Comissão Europeia".

 

O esloveno não entrou em detalhes em relação às divergências com a política alemã ou se estas estão relacionadas com o pedido de Von de Leyen para que os Estados-membros da União Europeia (UE) apresentassem mais mulheres como candidatas.

O Governo esloveno, liderado por Robert Golob, tinha reafirmado dias antes que não nomearia outra pessoa em prol da paridade de género.

Vesel espera que a Eslovénia obtenha uma pasta influente no próximo Colégio de Comissários, ainda por distribuir.

Cabe a Von der Leyen preparar esta distribuição, de forma a poder aumentar ou diminuir o peso das responsabilidades consoante os critérios que considere.

"Ao longo de toda a minha vida política lutei para que as mulheres tivessem acesso a cargos de responsabilidade. A minha experiência é que se não pedir, não se consegue. [A igualdade] Não vem naturalmente", frisou Von de Leyen esta semana.

O Governo da Eslovénia anunciou, em comunicado, que os parceiros da coligação vão-se reunir na segunda-feira para anunciar a substituição de Vesel.

Golob disse respeitar a decisão do antigo candidato e elogiou o seu profissionalismo, confiando que irá permanecer "à disposição da Eslovénia" para futuras missões.

Segundo o jornal esloveno Delo, a Eslovénia poderá propor a diplomata Marta Kos e assim cumprir as exigências de Von der Leyen.

O porta-voz de Von der Leyen, Eric Mamer, frisou hoje que o processo "ainda está em curso", pelo que não quis arriscar em que momento a política alemã fechará a sua equipa e anunciará a distribuição de pastas que propõe.

A composição da sua equipa poderá ser conhecida na quinta-feira, uma vez que Von der Leyen estará presente na Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu nesse dia de manhã, para falar sobre o seu novo executivo.

Portugal propôs a antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, que segundo fontes europeias já foi entrevistada pela líder do executivo comunitário.

Leia Também: PE? "Portugal deve representar-se por quem tenha mais CV que cadastro"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas