Pelo menos oito migrantes morreram, durante a madrugada deste domingo, quando tentavam atravessar o Canal da Mancha, ao largo da costa de França.
Segundo a imprensa francesa, que cita as autoridades locais, as mortes ocorreram ao largo de Ambleteuse, na região de Pas-de-Calais, no norte de França, de onde foram resgatados cerca de 200 migrantes num período de 24 horas entre sexta-feira e sábado à noite.
As operações de resgate ainda estão a decorrer, após o barco, que transportava dezenas de pessoas, se ter virado no Canal da Mancha.
O naufrágio ocorreu cerca de uma semana após 12 migrantes terem morrido também quando atravessavam o Canal da Mancha. Segundo as autoridades francesas, o barco onde seguiam mais de 60 pessoas naufragou e dezenas de pessoas foram resgatadas por um navio que avistou o barco.
Trata-se do naufrágio mais mortífero desde o início de 2024, ano em que as 25 pessoas perderam a vida desde janeiro em travessias no Canal da Mancha.
As autoridades britânicas estimam que, este ano, pelo menos, 22 mil imigrantes e requerentes de asilo tenham chegado à costa do Reino Unido, a partir do norte de França, geralmente embarcando em zonas próximas das cidades de Calais e Dunquerque.
Leia Também: Reino Unido anuncia que está a vigiar dois navios e dois aviões russos