Uma das últimas mensagens transmitidas a partir do submarino Titan, que implodiu a 18 de junho de 2023, era a frase: "Tudo bem por aqui".
A informação foi avançada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, esta segunda-feira, durante a apresentação de algumas conclusões da investigação ao caso, em que morreram as cinco pessoas que seguiam a bordo quando se deu a implosão.
A tripulação trocou várias mensagens de texto com o navio de apoio Polar Prince, que seguia à superfície, antes do incidente, segundo a Guarda Costeira, citada pela agência Associated Press.
Depois, os elementos a bordo do Polar Prince perderam contacto com o Titan após uma troca de mensagens sobre a profundidade a que o submarino se encontrava, bem como o seu peso. Depois, o Polar Prince perguntou, várias vezes, se o Titan ainda conseguia ver o navio no seu ecrã de bordo. Uma das últimas mensagens transmitidas pelo navio dizia, precisamente, "tudo bem por aqui".
"Não há palavras para aliviar a perda sofrida pelas famílias impactadas por este trágico incidente", disse Jason Neubauer, do Conselho de Investigação da Marinha norte-americana, que lidera as investigações. "Esperamos que esta audiência ajude a esclarecer a causa da tragédia e evitar que algo assim aconteça novamente", acrescentou.
Leia também: Investigação a implosão do Titan demorará mais do que o previsto. Porquê?