Meteorologia

  • 01 OCTOBER 2024
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 26º

Israel ordena evacuações no Líbano. Ouvidas fortes explosões no sul

Telavive lançou fortes bombardeamentos e ataques aéreos em várias cidades e aldeias do sul do Líbano, perto da fronteira com Israel. Mais cedo Israel tinha pedido aos residentes de Dahiyeh para abandonarem as suas casas.

Israel ordena evacuações no Líbano. Ouvidas fortes explosões no sul
Notícias ao Minuto

30/09/24 21:53 ‧ Há 2 Horas por Mariana Ferreira Azevedo com Lusa

Mundo Médio Oriente

Israel lançou fortes bombardeamentos e ataques aéreos em várias cidades e aldeias do sul do Líbano, perto da sua fronteira, segundo a agência de notícias libanesa NNA, citada pela Al Jazeera. 

 

Segundo a NNA, as zonas afetadas pelos ataques aéreos incluem Kawkaba, Rachaya Al Foukhar, Kfarkela e Khiam, enquanto Marjayoun e Wazzani foram alvo de bombardeamentos.

Os ataques intensos ocorrem num contexto de receios crescentes de uma invasão terrestre iminente no Líbano

As Forças Armadas de Israel (IDF) instaram à retirada dos residentes de três bairros, por estarem "perto de interesses e instalações pertencentes ao grupo terrorista Hezbollah", de acordo com a agência France-Presse (AFP).

"[O Exército] agirá com força contra eles. Para sua segurança e a dos seus familiares, deve deixar imediatamente os edifícios e afastar-se deles por uma distância de pelo menos 500 metros", frisou o porta-voz das IDF, Avichay Adraee, num vídeo publicado nas redes sociais.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, já tinha adiantado hoje a possibilidade de serem lançadas operações terrestres contra o movimento islâmico armado Hezbollah no Líbano, tendo comunicado essa intenção aos Estados Unidos.

Por outro lado, fonte oficial militar libanesa referiu à AFP, sob condição de anonimato, que o Exército libanês estava a reposicionar e reagrupar as suas forças no sul do país.

Israel tem realizado ataques no Líbano nas últimas semanas, que causaram a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, numa altura em que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tem vindo a escalar o conflito um pouco por todo o Médio Oriente

Leia Também: Hezbollah preparado para invasão terrestre de Israel, diz líder interino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório