Um casal de chineses foi assassinado a tiro ao estilo da máfia enquanto, na segunda-feira, passeava de bicicleta em Roma, Itália. Em comunicado, as autoridades deram conta de que o homicídio está a ser investigado como uma vingança, que decorreu com gangues da Tríade Chinesa [crime organizado], responsáveis por operações na indústria têxtil.
Zhang Dayong, de 53 anos, e a sua esposa, Gong Xiaoqing, de 38, estavam a andar de bicicleta pela capital italiana, segundo adianta a CNN Internacional, quando pelo menos seis tiros foram disparados por pessoas que seguiam de mota pela capital italiana, que não costuma ser palco de violência armada - nem mesmo quando se trata de crime organizado.
As autoridades esclarecem que tudo aponta que o motivo esteja relacionado com aquilo a que se costuma chamar "a guerra de cabides". Em causa estão gangues chineses especializados no setor têxtil e na 'fast fashion', que atuam, sobretudo, na cidade de Parto, na Toscana.
Em conferência de imprensa a polícia italiana adiantou também que Zhang Dayong era conhecido por 'Asheng', e que tinha estado em tribunal com mais 78 pessoas, em Florença. Em causa estavam acusações relacionadas com operações criminais na Europa, nomeadamente, em Itália, França, Alemanha e Espanha.
'Asheng' seria o 'número 2' de um dos gangues mais poderosos que atuava na Europa, neste setor têxtil, e iria ser ouvido daqui a algumas semanas, depois de em 2018 uma operação chamada China Truck [Camião Chinês, na tradução livre] investigar o tráfico de pessoas e têxtis entre gangues do estilo da máfia.
A polícia afirma ainda que o assassinato pode sinalizar uma quebra nas alianças entre os 'cartéis' que controlam o setor de vestuário. Houve um aumento na violência, incluindo uma série de tentativas de homicídio, incêndios criminosos e agressões na Toscana, Madri e Paris, ligadas às gangues.
Leia Também: Operação contra máfia faz mais de 30 detidos na Alemanha e Itália