Nações Unidas apelam ao reforço da ajuda humanitária a Myanmar

A ONU pediu um aumento da ajuda humanitária a Myanmar (antiga Birmânia), para responder às necessidades humanitárias criadas pelo devastador terremoto que atingiu o país em 28 de março, deixando mais de 3.700 mortos.

Notícia

© SAI AUNG MAIN/AFP via Getty Images

Lusa
19/04/2025 06:38 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Sismo

"As comunidades mais afectadas continuam a não dispor de abrigos seguros, água potável e saneamento, eletricidade estável, cuidados médicos e serviços essenciais", afirma um comunicado emitido pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na sexta-feira à noite na Birmânia.

 

As réplicas diárias, algumas de magnitude superior a 5, continuam a ocorrer mais de 21 dias após o terramoto inicial de magnitude 7,7 ter atingido o centro-norte da Birmânia, entre as cidades de Sagaing e Mandalay, a segunda cidade mais populosa do país.

A agência das Nações Unidas refere que as condições de vida nas zonas mais afetadas "se deterioraram drasticamente" desde a catástrofe e que "milhares de pessoas continuam a dormir ao relento".

A área mais afetada é uma das principais regiões produtoras de alimentos do país, pelo que os danos causados pelo terramoto podem afetar a segurança alimentar da nação, já de si empobrecida, que se encontra mergulhada num profundo conflito armado desde o golpe militar de fevereiro de 2021.

Num relatório anterior da ONU, a organização estimou que cerca de 20 milhões de pessoas, um terço da população, foram afetadas de várias formas pelo terramoto.

A junta militar, que detém o poder no país há quatro anos, comunicou mais de 3.700 mortes, embora a ONU estime que o número real seja "provavelmente muito mais elevado", devido a dificuldades na recolha e processamento de dados.

"O impacto psicológico está a aumentar, especialmente entre as crianças e os grupos vulneráveis, que enfrentam a incerteza de um afastamento prolongado das suas casas, no meio de abalos sísmicos secundários, chuvas não sazonais e calor extremo", disse ontem o OCHA.

A agência da ONU alerta também para o risco potencial de doenças e de má nutrição entre os deslocados, associado à perda de infraestruturas sanitárias.

"Apesar destes esforços, a escala e a urgência do desastre requerem uma ação, recursos e acesso muito maiores", sublinhou a agência.

Leia Também: Milhares de desalojados em Myanmar atingidos por fortes chuvas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas