Meteorologia

  • 01 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 19º MÁX 26º

AO MINUTO: Ataque do Irão terminou; Israel diz já ter "plano" de vingança

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a situação no Médio Oriente.

AO MINUTO: Ataque do Irão terminou; Israel diz já ter "plano" de vingança
Notícias ao Minuto

01/10/24 17:47 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Médio Oriente

Quase um ano depois do ataque do Hamas em Telavive a tensão está a aumentar no Médio Oriente, com o conflito a alastrar-se - e a envolver a comunidade internacional.

 

Nas últimas horas, Telavive terá avançado com uma incursão terrestre no Líbano - que o Hezbollah nega - e, mais recentemente, os Estados Unidos deram conta de que o Irão se preparava para, a qualquer momento, atacar Israel - o que aconteceu ao final da tarde.

Telavive diz que o ataque de Teerão "terá consequências".

Irão "não é belicista" mas mantém-se firme, diz presidente. "Foi amostra"

Notícias ao Minuto | há 14 minutos

O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, avisou que os mísseis lançados ao final desta tarde são "apenas uma amostra das capacidades" iranianas.

As declarações foram feitas depois de Telavive dizer que o ataque "terá consequências".

"Esta foi uma ação que tomámos em defesa dos interesses iranianos e dos cidadãos", afirmou Pezeshkian, citado pelas publicações internacionais.

O chefe de Estado deu ainda conta de que o ataque foi uma resposta "à agressão do regime sionista", referindo-se a Telavive.

"Netanyahu tem de perceber que o Irão não é belicista, mas que se vai manter firme contra qualquer ameaça", apontou.

EUA condenam ataque iraniano e consideram-no "ineficaz"

Notícias ao Minuto | há 21 minutos

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, deu, esta terça-feira, uma conferência de imprensa durante a qual falou sobre o ataque iraniano a Israel.

Segundo o que o responsável explicou, Washington está a trabalhar com Telavive "para perceber qual o impacto do ataque", mas que, para já, "não existe conhecimento de nenhuma morte em Israel".

"Resumidamente, este ataque parece ter sido vencido e ineficaz", afirmou, considerando que esta situação foi "uma subida de tensão muito significativa" pela qual responsabiliza Teerão.

"É igualmente importante termos sido capazes de colaborar com Israel e criar uma situação em que, tanto quanto sabemos, ninguém foi morto em Israel", reforçou, dando conta de que está em contacto com o país, assim como sublinhando que a Casa Branca já disse que haverá "consequências" após este ataque.

Hamas elogia ataque. "Resposta forte para o inimigo"

Notícias ao Minuto | há 33 minutos

O Hamas elogiou o ataque do Irão, dizendo que a morte de vários líderes foi vingada. Em causa estão as mortes do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, e também do comandante iraniano Abbas Nilforoushan.

Estes três responsáveis foram mortos na sequência de ataques israelitas nas últimas semanas e dias.

"Afirmamos que esta honrosa resposta iraniana é uma mensagem forte para o inimigo sionista e o seu governo fascista, no caminho para os dissuadir e travar o seu terrorismo, uma vez que os seus crimes, arrogância e violações das leis internacionais e das normas humanitárias ultrapassaram todos os limites", explicou o Hamas em comunicado.

Conselho de Segurança da ONU em consultas para reunião de emergência

Lusa | há 40 minutos

O Conselho de Segurança da ONU está em consultas intensas para uma reunião de emergência sobre a situação no Líbano e a escalada na região, após a incursão terrestre israelita e o ataque iraniano com mísseis contra Israel.

Conselho de Segurança da ONU em consultas para reunião de emergência

Conselho de Segurança da ONU em consultas para reunião de emergência

O Conselho de Segurança da ONU está em consultas intensas para uma reunião de emergência sobre a situação no Líbano e a escalada na região, após a incursão terrestre israelita e o ataque iraniano com mísseis contra Israel.

Lusa | 19:50 - 01/10/2024

Polícia revê em baixa n.º de mortos de ataque a tiro e faca em Telavive

Notícias ao Minuto | há 40 minutos

O número de mortos de um ataque ocorrido, esta terça-feira, num bairro de Jaffa, localizado no sul da cidade israelita de Telavive, foi revisto para seis. Entre os mortos estão os atacantes.

De acordo com informações da polícia, citada pela imprensa israelita, há ainda nove feridos, vários em estado crítico. 

Polícia revê em baixa n.º de mortos de ataque a tiro e faca em Telavive

Polícia revê em baixa n.º de mortos de ataque a tiro e faca em Telavive

Entre os mortos estão os atacantes.

Notícias ao Minuto | 19:41 - 01/10/2024

Israel diz que 180 projéteis penetraram no país disparados pelo Irão

Lusa | há 31 minutos

As Forças de Defesa de Israel (FDI) adiantaram hoje à agência Efe que entraram "aproximadamente 180 projéteis" em território israelita durante o ataque do Irão, sem registo de vítimas até agora.

Israel diz que 180 projéteis penetraram no país disparados pelo Irão

Israel diz que 180 projéteis penetraram no país disparados pelo Irão

As Forças de Defesa de Israel (FDI) adiantaram hoje à agência Efe que entraram "aproximadamente 180 projéteis" em território israelita durante o ataque do Irão, sem registo de vítimas até agora.

Lusa | 19:45 - 01/10/2024

Gaza e Líbano celebram ataques contra Israel. As imagens

Notícias ao Minuto | há 30 minutos

Várias celebrações foram registadas em Gaza e em Beirute durante e após o ataque do Irão a Israel.

As publicações internacionais dão conta de que tiros e fogo de artifício foram disparados para assinalar este ataque.

Veja as imagens abaixo:

 

Irão informou Rússia e EUA do ataque contra Israel

Teresa Banha | há 56 minutos

O Irão informou os Estados Unidos e a Rússia de que iria lançar um ataque contra Israel.

A informação é avançada pela Reuters, que diz que Teerão avisou Washington "pouco antes dos atentados". A Rússia e o Irão têm-se tornado mais unidos, já que no âmbito da guerra na Ucrânia Teerão tem fornecido Moscovo com mísseis balísticos para a guerra an Europa.

Palestiniano será a única vítima mortal do ataque em Israel

Teresa Banha | há 1 hora

A única vítima mortal na sequência deste ataque é um palestiniano. De acordo com o governador Hussein Hamayel, o homem morreu depois de ter sido atingido por um projétil que caiu na cidade de Jericó, na Cisjordânia.

Logo após o ataque terminar, as Forças de Defesa de Israel disseram que ainda estavam a tentar perceber quantas pessoas tinham ficado feridas, mas disseram que, para já, não tinham registo de vítimas mortais.
 

Líder Supremo do Irão deu 'luz verde' a ataque (e está em lugar seguro)

Teresa Banha | há 1 hora

A 'luz verde' para o lançamento de mísseis em direção a Israel foi dada pelo Líder Supremo do Irão, Ali Khamenei. Teerão garante que está "completamente preparado para uma [eventual] retaliação".

Segundo uma fonte próxima, citada pela Reuters, o líder iraniano continua num local seguro. O responsável já se tinha deslocado para um local seguro depois da morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que aconteceu na semana passada, na sequência de um ataque de Israel no Líbano.

Espaço aéreo israelita reaberto

Teresa Banha | há 1 hora

O espaço aéreo de Israel foi reaberto, de acordo com o que escreve o Times of Israel. Segundo a publicação, os voos - tanto as partidas como as chegadas - deverão ser retomados na próxima hora.

Ataque acabou e civis podem sair de abrigos. "Ataque terá consequências"

Teresa Banha com Lusa | há 1 hora

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, disse há momentos que Israel já não está a identificar "ameaças aéreas por parte do Irão".

O mesmo responsável deu conta de que agora os residentes já podem sair dos abrigos em que estão. Segundo o New York Times, habitantes em Jerusalém já começaram a receber estas mensagens.

Citado pela imprensa, o porta-voz militar garantiu que "este ataque terá consequências", e acrescentou: "Temos planos e vamos atuar no local e na altura que decidirmos".

Israel autoriza população a sair de abrigos após ataque iraniano

Israel autoriza população a sair de abrigos após ataque iraniano

O exército israelita declarou que a população pode sair dos abrigos em todo o país, menos de um hora depois do início do ataque do Irão contra Israel, que fez pelo menos dois feridos ligeiros em Telavive.

Lusa | 18:57 - 01/10/2024

Biden ordenou a militares dos EUA na região que abatessem mísseis do Irão

Teresa Banha com Lusa | há 1 hora

O presidente dos Estados Unidos deu ordens aos militares norte-americanos na região para ajudarem Israel a abaterem os mísseis que estão a surgir na direção do país. A informação foi confirmada pelo Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Segundo a Reuters, Biden está a acompanhar a situação, juntamente com a vice-presidente, Kamala Harris.

Biden ordena às forças dos EUA para ajudarem a derrubar mísseis iranianos

Biden ordena às forças dos EUA para ajudarem a derrubar mísseis iranianos

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou ao exército norte-americano para ajudar as Forças de Defesa de Israel (FDI) a intercetar os mísseis disparados pelo Irão contra território israelita, indicou hoje a Casa Branca.

Lusa | 18:58 - 01/10/2024

Israel encerra espaço aéreo. Jordânia e Iraque também fecharam o seu

Notícias ao Minuto com Lusa | há 1 hora

Após os ataques do Irão, Israel fechou o seu espaço aéreo. Segundo a publicação The Times of Israel, também a Jordânia e o Iraque encerraram o seu espaço aéreo e os voos estão a ser desviados.

Cerca de 200 mísseis já terão sido lançados. Eis as imagens

Teresa Banha | há 2 horas

Nas redes sociais começam a ser partilhadas imagens do ataque do Irão a Israel. Segundo Telavive, já terão sido lançados em direção ao país cerca de 200 mísseis.

 Veja abaixo:

Israel garante que explosões são de mísseis iranianos intercetados

Lusa | há 2 horas

O exército israelita adiantou hoje que o Irão continua a disparar mísseis contra Israel, mas garantiu que as explosões que estão a ser ouvidas no país são provenientes de interceções de mísseis, cujos fragmentos acabam por cair no território.

Israel garante que explosões são de mísseis iranianos intercetados

Israel garante que explosões são de mísseis iranianos intercetados

O exército israelita adiantou hoje que o Irão continua a disparar mísseis contra Israel, mas garantiu que as explosões que estão a ser ouvidas no país são provenientes de interceções de mísseis, cujos fragmentos acabam por cair no território.

Lusa | 18:22 - 01/10/2024

Pelo menos oito mortos em tiroteio num bairro de Telavive

Lusa | há 2 horas

Pelo menos oito pessoas morreram num tiroteio registado hoje num bairro de Jaffa, localizado no sul da cidade israelita de Telavive, segundo a polícia local citada pelo diário Hareetz.

Segundo as agências internacionais, um homem abriu fogo esta noite (hora local) em Jaffa, ferindo também um número ainda desconhecido de pessoas, informou a polícia local, que admitiu tratar-se de um "ataque terrorista".

Pelo menos oito mortos em tiroteio num bairro de Telavive

Pelo menos oito mortos em tiroteio num bairro de Telavive

Várias equipas médicas estão a tratar "várias vítimas em diferentes condições" no local do tiroteio.

Lusa | 18:23 - 01/10/2024

 

 

Irão diz que lançou "dezenas de mísseis" em direção a Israel

Teresa Banha | há 29 minutos

O Irão reivindicou o ataque com mísseis a Israel, dizendo que esta era uma resposta às mortes de vários líderes do Hezbollah levadas a cabo por Telavive.

Na mesma nota, citada pelo New York Times, Teerão garante que irá atacar mais vezes o país no caso Israel decida dar uma resposta.

A Guarda Revolucionária do Irão disse que lançou "dezenas de mísseis" em direção a Israel.

Guarda Revolucionária do Irão reivindica ataque com mísseis contra Israel

Guarda Revolucionária do Irão reivindica ataque com mísseis contra Israel

A Guarda Revolucionária do Irão anunciou hoje ter efetuado um ataque com mísseis contra Israel em represália pelas mortes do líder político do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniye, e do secretário-geral da milícia xiita libanesa Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Lusa | 18:31 - 01/10/2024

Explosões ouvidas em várias regiões de Israel. Civis devem abrigar-se

Notícias ao Minuto | há 2 horas

Várias explosões estão a ser ouvidas em locais distintos de Israel. Segundo a imprensa internacional, há explosões ouvidas em Jerusalém e também na fronteira com a Jordânia.

O Home Front Command, um mecanismo de alerta para os civis, já deu o aviso para que as pessoas se mantenham "próximas de espaços em que se possam proteger".

O mesmo mecanismo deu conta de que a população devia evitar ajuntamentos e procurar abrigo.

"Discutimos a forma como EUA estão preparados para ajudar", diz Biden

Notícias ao Minuto | há 2 horas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já reagiu ao ataque do Irão em Israel. "Discutimos a forma como os Estados Unidos estão preparados para ajudar Israel a defender-se contra estes ataques e a proteger o pessoal americano na região”, escreveu Biden no X (antigo Twitter), sobre uma reunião realizada com a vice-presidente Kamala Harris e a equipa de segurança nacional da Casa Branca no início do dia.

 

 

Vários feridos em tiroteio em Israel. Polícia abateu dois suspeitos

Teresa Banha | há 2 horas

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas, esta terça-feira, na sequência de um tiroteio em Israel  

De acordo com a publicação The Jerusalem Post, o ataque aconteceu junto a uma estação de metro e os dois suspeitos, mencionados como "terroristas" pela imprensa israelita, terão sido mortos pelas forças de segurança.

Para além dos quatro feridos graves haverá, pelo menos, mais cinco pessoas feridas - e também um cão terá sofrido ferimentos.

 

Irão já lançou mísseis contra Israel

Teresa Banha com Lusa | há 2 horas

O Irão já começou a lançar mísseis contra Israel, de acordo com o que as Forças de Defesa de Israel anunciaram esta terça-feira.

"Há pouco tempo, foram lançados mísseis do Irão contra o Estado de Israel", divulgou o exército israelita pouco depois das 19h30 locais (menos duas horas em Lisboa).

"Nos últimos minutos, o Comando da Frente Interna distribuiu instruções para salvar vidas em várias zonas do país. Pede-se ao público que siga as orientações do Comando da Frente Interna. Ao ouvir uma sirene, deve entrar num espaço protegido e aí permanecer até nova ordem", pediram as FDI, num comunicado.

Exército israelita diz que Irão lançou mísseis contra Israel

Exército israelita diz que Irão lançou mísseis contra Israel

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que o Irão "lançou mísseis contra o Estado de Israel" e apelou à população para procurar abrigos.

Lusa | 17:52 - 01/10/2024

Início de acompanhamento

Teresa Banha | há 2 horas

Boa tarde! Vamos dar início ao acompanhamento da intensificação do conflito no Médio Oriente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório