Jerry Savage, de 78 anos, e a mulher, Marcia, de 74 anos, decidiram abrigar-se com familiares numa habitação em Beech Island, na Carolina do Sul, enquanto ventos de até 225 quilómetros por hora assolavam o estado norte-americano devido à passagem do furacão Helene. Mas acabaram por morrer os dois abraçados quando uma árvore atingiu a divisão onde dormiam.
Antes do incidente, o neto, John Savage, de 22 anos, ouviu um pequeno barulho e decidiu ir ver se estava tudo bem com os avós, que estavam deitados na cama. "Ouvimos um estalido e lembro-me de ir lá ver como estavam. Estavam ambos bem, o cão estava bem", contou o próprio à agência de notícias The Associated Press (AP).
Passado pouco tempo, o jovem e o pai ouviram um grande estrondo e perceberam tratar-se da queda de uma das maiores árvores em cima do quarto. "Tudo o que se via era o teto e a árvore", explicou. "Nessa altura, estava a entrar em pânico absoluto".
O neto contou que os seus avós foram encontrados abraçados na cama, no que descreveu como um "plano de Deus" de os "levar juntos" para que um não sofresse sem o outro. "Quando os tiraram de lá, o meu avô parece ter ouvido o estalido da árvore e rebolou para tentar proteger a minha avó", disse.
Grandparents found hugging one another after fallen tree killed them in their South Carolina home during Hurricane Helene https://t.co/4Y2mnopWab pic.twitter.com/R0A4enh5Jj
— New York Post (@nypost) October 3, 2024
Jerry Savage já era reformado, mas fazia vários trabalhos manuais, sobretudo como eletricista e carpinteiro. "Entrava e saía da reforma porque se aborrecia", contou o neto. Já Marcia Savage foi funcionária de um banco, mas também já se encontrava reformada.
O casal começou a namorar ainda na adolescência e foram casados durante mais de 50 anos. Nas palavras do neto, "amaram-se até ao dia em que morreram".
O furacão Helene atingiu os Estados Unidos na noite de quinta-feira como furacão de categoria 4 - de um máximo de 5 - e deixou um rasto de devastação nos estados do sudeste do país, incluindo a Florida, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, Geórgia, Virgínia e Alabama. A área mais atingida foi a cidade de Asheville, na Carolina do Norte, e, no total, morreram mais de 150 pessoas em todo o país.
Leia Também: Irmãos de 4 e 7 anos morrem com queda de árvore durante furacão Helene