Papa critica incapacidade de grandes potências obterem cessar-fogo

O Papa Francisco criticou hoje numa carta aos católicos no Médio Oriente a "vergonhosa incapacidade" das grandes potências em conseguir um cessar-fogo na região, quando se assinala um ano do ataque do grupo islamita Hamas a Israel.

Notícia

© TIZIANA FABI/AFP via Getty Images

Lusa
07/10/2024 12:35 ‧ 07/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

 "Há um ano, o rastilho do ódio foi aceso. Não se apagou, mas acendeu uma espiral de violência", tornando-se possível pela "vergonhosa incapacidade da comunidade internacional e dos países mais poderosos de silenciar as armas e colocar um fim à tragédia da guerra", declarou o Papa.

 

Francisco apelou que hoje fosse um dia de oração e jejum, quando se assinala um ano dos ataques do Hamas a Israel, que provocaram mais de 1.200 mortos e cerca de 250 sequestrados.

Desde 07 de outubro de 2023 que Francisco vem apelando por um cessar-fogo e pela libertação dos reféns israelitas às mãos do Hamas na Faixa de Gaza.

"Nunca me canso de repetir que a guerra é uma derrota, que as armas não constroem o futuro, mas destroem-no, que a violência nunca traz a paz. A história demonstra isso e, no entanto, anos e anos de conflito parecem não nos ter ensinado nada", lamentou o papa na sua carta aos católicos.

Leia Também: Espanha envia terceiro avião para o Líbano para retirar cidadãos do país

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas