Partindo da província chinesa de Sichuan, o macho Bao Li e a fêmea Qing Bao, ambos com 3 anos, foram colocados em jaulas individuais com um grande fornecimento de bambu para a viagem, de acordo com a Associação de Conservação da Vida Selvagem da China e imagens transmitidas pela estação CNN.
Estes dois mamíferos, com um forte símbolo diplomático, serão hoje recebidos pelos meios de comunicação social, em Washington, uma vez que a cidade não tem pandas há quase um ano.
Os pandas viajam num avião especial, sob o controlo veterinário constante de uma equipa de cuidadores de Washington.
O anúncio da chegada de Bao Li e Qing Bao foi feito no final de maio pela primeira-dama norte-americana, Jill Biden, e pelo Jardim Zoológico Nacional do Smithsonian.
É neste jardim zoológico de Washington que o público norte-americano poderá conhecer os novos inquilinos dentro de poucas semanas, depois de passado o período de quarentena e aclimatação ao ar da capital.
Três pandas anteriores alojados em Washington regressaram à China em novembro de 2023.
Uma partida, após o termo de um contrato de empréstimo, que foi amplamente percecionada como refletindo as tensões entre Washington e Pequim.
O primeiro par de pandas foi oferecido por Pequim aos Estados Unidos em 1972, após uma visita histórica do presidente Richard Nixon à China comunista de Mao Tse-Tung.
Leia Também: Envia fotografia com vacas à mãe e morre espezinhada por um dos animais