"Sorte". Pizaiolo salva vida a cliente que precisava de dador de rim

Sem a existência do restaurante Lucali, o desfecho desta história poderia ter sido muito diferente.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/10/2024 10:28 ‧ 16/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um dos pizaiolos (pessoa cuja profissão é fazer pizas) mais famosos de Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ajudou a salvar a vida de um cliente, que sofria de uma doença renal em fase terminal. 

 

Tudo começou quando Mark Iacono, proprietário do restaurante Lucali, soube que o cliente e amigo Theo Alano, de 54 anos, tinha pouco tempo de vida, conta o New York Post. 

Desesperado por ajudar, em dezembro de 2023, Mark Iacono decidiu partilhar uma publicação nas redes sociais, onde tem mais de 245 mil seguidores, na qual dava conta de que Alano, um diretor criativo, estava à procura de um dador de rins.

O homem, de 52 anos, tinha visto a sua saúde piorar rapidamente e estava à beira da morte. Com a doença numa fase terminal, Alano tinha feito sessões de diálise no Southern Manhattan Dialysis Center, em Greenwich Village, que, apesar de exaustivas, o ajudaram a melhorar e viver. No entanto, uma doação de rim era a sua melhor hipótese a longo prazo, mas havia uma lista de espera de 10 anos para um dador através do Registo de Doação de Vida do Estado de Nova Iorque.

Alano já tinha feito apelos nas suas redes sociais, que chegaram a ser partilhados por estelas como Jessica Alba, mas foi o pizzaiolo que lhe salvou a vida, quando Rusty Rastello, de 42 anos, um fã de longa data do restaurante Lucali, viu a publicação de Iacono. 

Impressionado com a história de Alano, e devido ao facto de o seu tio ter doando um rimo a um irmão há 32 anos, começou a investigar o assunto e contactou o diretor criativo. 

Em dezembro de 2023,  os dois encontraram.se num café e estabeleceram uma ligação imediata. Rastello foi submetido a uma série de exames e, em maio deste ano, descobriu-se que era o dador perfeito para Alano.

A 7 de agosto, deram entrada no Columbia Presbyterian's Milstein Hospital, em Washington Heights, onde ocorreram as cirurgias.

Dois meses após a cirurgia de transplante que salvou vidas, tanto Rastello como Alano dizem sentir-se bem. No último mês, a dupla celebrou no restaurante de Iacono. 

"Ele fez algo tão altruísta", disse Alano. "Não sei como é que tive tanta sorte", completou.

Leia Também: Professora dá à luz em estacionamento minutos após dispensar alunos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas