Ucrânia critica Guterres por encontro com "criminoso de guerra" Putin

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia acusou António Guterres de estar a "estragar a reputação" da ONU, organização da qual é secretário-geral, face ao encontro que este terá marcado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Notícia

© VLADIMIR ASTAPKOVICH/SPUTNIK/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
22/10/2024 16:25 ‧ 22/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O governo ucraniano criticou a decisão do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em reunir-se com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

 

A informação de que Guterres e Putin se iam reunir, pela primeira vez desde 2022, altura em que a guerra na Ucrânia começou, foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. Yuri Ushakov explicou, na segunda-feira, que a "24 de outubro, estão agendadas sete reuniões bilaterais, após o final dos eventos", sendo que uma dessas reuniões será com o secretário-geral da ONU. 

Perante o encontro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia criticou Guterres, lembrando que este não aceitou o convite de Kyiv para estar presente na numa cimeira da paz, evento organizado pela Ucrânia e realizado na Suíça em junho deste ano.

"O secretário-geral da ONU rejeitou o convite para a Cimeira Global da Paz na Suíça", apontou a tutela, dando ainda conta de que Guterres "aceitou o convite do criminoso de guerra Putin para ir a Cazã", local onde está a decorrer a cimeira dos BRICS.

"Esta é uma escolha errada que não faz avançar a causa da paz. Apenas estraga a reputação da ONU", remata o ministério.

Já no início do mês, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse que Guterres já tinha dito que tinha intenção de ir a Cazã para esta cimeira dos BRICS, bloco formado por pelo Rússia, Índia, China e África do Sul mais Egito, Irão, Emirados Árabes Unidos e Etiópia.

Confrontando sobre o alegado encontro entre Guterres e Putin, o porta-voz adjunto da ONU, Farham Haq, referiu: "Os anúncios sobre as suas futuras viagens serão feitos mais tarde".

Leia Também: Putin vai encontrar-se com António Guterres na Rússia na 5.ª-feira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas