O Presidente francês e o rei de Marrocos, Mohammed VI, assinaram hoje um total de 22 acordos, incluindo quatro sobre questões ferroviárias, numa cerimónia presidida pelo rei Mohamed VI e por Emmanuel Macron, que realiza uma visita de Estado de três dias ao país do Magrebe, acompanhado pela sua esposa, Brigitte Macron.
Entre estes acordos, destaca-se o assinado entre a empresa ferroviária estatal marroquina ONCF e a empresa francesa Alstom para o fornecimento de comboios de alta velocidade entre Kenitra (centro) e a cidade de Marraquexe, no sul.
O grupo francês Alstom vai negociar um contrato de fornecimento de 12 a 18 conjuntos de comboios de alta velocidade, de acordo com fontes próximas ao processo citadas pela agência France-Presse (AFP).
O fabricante francês de motores e equipamentos aeronáuticos Safran vai estabelecer um local de manutenção e reparação do seu motor principal LEAP em Casablanca, Marrocos, no âmbito de um memorando de entendimento assinado com o Governo marroquino.
Este acordo diz respeito "à criação de uma oficina de manutenção de motores LEAP que estará operacional em 2026", especifica Safran em comunicado de imprensa.
Outros acordos deverão ser assinados na terça-feira.
Já o gabinete real marroquino revelou, em comunicado, que Emmanuel Macron convidou hoje o rei Mohamed VI para fazer uma visita de Estado a França, tendo este sido aceite e a viagem será definida através dos canais diplomáticos.
Este convite oficial foi comunicado ao monarca durante o seu encontro no Palácio Real de Rabat com o Presidente francês, que com esta viagem sela a reconciliação franco-marroquina após o apoio de Paris ao plano de autonomia marroquino para o Saara Ocidental.
O comunicado acrescenta que os dois chefes de Estado se comprometeram a abrir uma nova era nas relações bilaterais no quadro de uma "parceria excecional renovada" e de um "roteiro estratégico" para os próximos anos.
A realeza marroquina explicou que os dois líderes procuram, através desta associação, dar um "impulso decisivo às relações multidimensionais de excelência" entre Marrocos e França, para responder às ambições de ambos os países e enfrentar em conjunto os desenvolvimentos e desafios internacionais.
Os dois Chefes de Estado concordaram em trabalhar em conjunto para reforçar a projeção euro-mediterrânica, africana e atlântica, numa ação comum em prol da prosperidade e do desenvolvimento humano e sustentável.
Salientaram a importância de renovar profundamente a parceria entre as duas margens do Mediterrâneo, para construir um futuro mais estável, sustentável e próspero para toda a região, respondendo aos atuais desafios socioeconómicos e ambientais.
Por outro lado, os dois Chefes de Estado apelaram à cessação imediata dos ataques na Faixa de Gaza e no Líbano, e destacaram a prioridade de proteger as populações civis e de garantir e agilizar o fornecimento de ajuda humanitária suficiente.
Leia Também: Macron em Marrocos recebido por Mohammed VI para selar reconciliação