O deputado do Partido Trabalhista do Reino Unido que agrediu um cidadão durante a madrugada de sábado numa rua de Frodsham, na região de Cheshire, alegou ter sido "ameaçado". Imagens de videovigilância divulgadas pela imprensa britânica dão conta dos momentos que antecederam ao confronto.
Ainda que se desconheça o teor da conversa, Mike Amesbury assegurou, no sábado, que foi "ameaçado na rua depois de uma noite com amigos".
O político adiantou também ter contactado as autoridades de Cheshire por iniciativa própria para dar conta do que sucedeu, ao mesmo tempo que se escusou a comentar publicamente o caso.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, descreveu as imagens como "chocantes". De facto, Amesbury foi suspenso do partido e encontra-se sob investigação, noticiou a Sky News.
— Mike Amesbury MP (@MikeAmesburyMP) October 26, 2024
Imagens divulgadas anteriormente, e às quais poderá aceder na galeria acima, mostram o deputado a confrontar o cidadão, que se encontra deitado no chão e rodeado por transeuntes.
This footage shows MP Mike Amesbury punching a man in the street.
— Sky News (@SkyNews) October 27, 2024
He has been suspended by the Labour Party following the incident. pic.twitter.com/mOcO87qwa3
"Não voltarás a ameaçar-me. […] Sim, sou deputado e não voltarás a ameaçar-me", ouve-se.
Em julho do ano passado, um homem de 56 anos foi condenado por perseguir o deputado no gabinete do seu círculo eleitoral.
Leia Também: Deputado britânico suspenso por agredir pessoa na rua