O que podia ser uma descoberta que mudaria uma vida, acabou por trazer também alguma decepção para uns irmãos naturais de Araguaína, no norte do Tocantins, no Brasil. Depois da morte do pai, descobriram uma fortuna escondida nos seus pertences, mas o dinheiro... era do século passado.
Segundo contaram à TV Anhanguera, da Globo, só numa mala estavam guardados quase 32 milhões em notas e moedas do Cruzado brasileiro, moeda que circulou no Brasil entre 1986 e 1989.
"Ele faleceu, nós entrávamos na casa dele e não mexíamos em nada. Até que encontrámos uma mala cheia de dinheiro", contou Waloar Pereira Magalhães.
Embora não tenham valor financeiro, as notas e moedas encontradas pelos irmãos poderiam interessar a colecionadores. Contudo, o dinheiro pode não ter um valor muito elevado no mercado em questão. O motivo? A preservação do mesmo. É que muitas notas estão dobradas, com manchas, gastas ou com dobras. Além disso, segundo especialistas, tiveram uma grande produção, o que faz com que já não tenham valor.
Ainda assim, os irmãos esperam conseguir vender a 'herança' do pai a colecionadores ou trocar o dinheiro por reais.
"Se Deus ajudar, e ainda tiver um jeitinho no banco de fazer a transformação dele, dava para a gente começar uma nova vida", disse Waloar.
Apesar de tudo, os especialistas referem que as moedas têm um valor importante para a história nacional e podem contribuir para a educação das novas gerações.
Leia Também: IGAS defende que consulta das gémeas foi agendada de forma "inadequada"