O Ministério da Defesa japonês informou também sobre o novo teste norte-coreano, realizado já na quinta-feira (hora local, TMG mais nove horas) o primeiro do género desde 18 de setembro, e indicou que está a analisar os seus detalhes.
O JCS explicou num breve comunicado que está a compilar detalhes do lançamento, que ocorre após a reunião realizada em Washington entre os ministros da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) e da Coreia do Sul, Lloyd Austin e Kim Yong-hyun, respetivamente.
Nessa reunião, ambos os governantes condenaram o envio de tropas norte-coreanas para a Rússia, que, segundo Austin, já se tinham aproximado da frente ucraniana e estão equipadas com uniformes e materiais russos.
Da mesma forma, na véspera, os serviços de informação sul-coreanos indicaram que Pyongyang concluiu os preparativos para realizar um novo teste nuclear e o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM), e alertaram que poderia realizar alguns destes testes de armas em breve.
A Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance no dia 18 de setembro, um teste no qual afirmou ter testado com sucesso um novo projétil tático, capaz de transportar uma grande ogiva.
Leia Também: MNE da Coreia do Norte em Moscovo para negociações com homólogo russo