Operacionais portugueses vão para Valência ajudar sem passar pelo Governo
Serão enviados nove operacionais e dois cães.
Notícias ao Minuto | 23:51 - 31/10/2024© Borja Abargues/Anadolu via Getty Images
Ao Minuto Mundo Espanha
Várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo, além de dezenas de mortos e de desaparecidos.
A Comunidade Valenciana foi a mais afetada pela tempestade, que já é considerada como a pior do século. De facto, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.
Terminamos aqui este acompanhamento AO MINUTO. Obrigada por ter estado desse lado. Continuaremos a noticiar as principais incidências da tragédia vivida em Espanha na sexta-feira, 1 de novembro.
A Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, uma organização não governamental, vai enviar, esta sexta-feira, nove operacionais e dois cães para ajudar Espanha nas buscas após as inundações em Valência. A operação foi coordenada entre a própria associação, a embaixada de Espanha em Portugal e alguns bombeiros espanhóis, sem passar pelo Governo português.
As autoridades espanholas estão a registar dezenas de roubos nas zonas afetadas pela depressão DANA enquanto decorrem as buscas pelos desaparecidos.
Ao início da noite desta quinta-feira, a Guardia Civil anunciou que já deteve 11 pessoas e investiga um menor por roubos em áreas comerciais na província de Valência.
Dos 11 detidos, segundo a Guardia Civil, apenas quatro ficaram em prisão preventiva.
Já na manhã de hoje, o Corpo Nacional de Polícia tinha anunciado que, durante a noite, tinha detido 39 pessoas, como parte de um dispositivo especial de prevenção ao crime lançado nas áreas comerciais mais afetadas.
Face a estas ocorrências, a Procuradoria de Valência, que fala em "desprezo" pelas vítimas, já veio pedir a prisão preventiva dos suspeitos.
"Nestes momentos dramáticos em que mais de 155 pessoas perderam a vida e milhares perderam todos os seus bens numa devastadora Dana, roubos e furtos ocorrem em situações de desamparo das vítimas, com desprezo por elas e tentativas de impunidade, ", indicou a Procuradoria, em comunicado.
"Diante desta realidade, completamente intolerável moral e criminalmente", os procuradores pedem a prisão preventiva dos detidos.
#OperacionesGC | Labores de #seguridad y #vigilancia de zonas comerciales afectadas por la #DANA en la provincia de #Valencia.
— Guardia Civil (@guardiacivil) October 31, 2024
⚠️11 personas detenidas y 1 menor investigado por robos en centros comerciales.
▶️Para 4 de ellos se ha decretado ingreso en prisión.#Colabora 📞062… pic.twitter.com/x897cnXran
A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet, na sigla em espanhol) mantém cinco comunidades em alerta amanhã, sexta-feira: Andaluzia, Ilhas Baleares, Catalunha, Extremadura e Comunidade Valenciana.
As cheias em Espanha já causaram a morte de 158 pessoas e entre elas está José Castillejo, jogador de apenas 28 anos que havia passado pela formação do Valencia, informou o clube ché esta quinta-feira.
"O Valencia lamenta o falecimento de José Castillejo, vítima dos desastres da DANA. José Castillejo fez parte da academia do Valencia e jogou em vários clubes da comunidade de Valência", pode ler-se na nota oficial.
As autoridades espanholas reconheceram hoje que ainda permanecem "dezenas e dezenas" de pessoas desaparecidas no sudeste de Espanha, 48 horas depois das dramáticas inundações que já provocaram pelo menos 158 mortos.
Esta é a primeira vez que as autoridades espanholas fornecem uma possível estimativa do número de pessoas desaparecidas na sequência da intempérie, já classificada como uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos em Espanha.
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelas inundações em Espanha, que fizeram pelo menos 158 mortos, "lamentando profundamente todos os danos pessoais e patrimoniais" provocados.
Além dele, há ainda outros três empresários valencianos desaparecidos. São eles o fundador da marca desportiva Luanvi, Vicente Tarancón, o ex-diretor da escola de negócios Edem, Antonio Noblejas, e José Luis Marín, fundador dos colégios Siglo XXI.
Segundo o ABC, os quatro empresários tinham marcado um almoço na passada terça-feira, na localidade de Chiva, uma das mais afetadas pelas inundações, porque estavam interessados em alguns armazéns da zona. Após o encontro, foram surpreendidos pela tempestade.
Miguel Burdeos é fundador e proprietário da SPB, que fabrica produtos de limpeza e higiene para as marcas próprias da Mercadona, Bosque Verde e Deliplus.
O Real Madrid comunicou, através de uma nota informativa divulgada esta quinta-feira, no site oficial, que decidiu doar um milhão de euros para ajudar as vítimas da depressão DANA.
O clube merengue promete assim doar o valor à iniciativa levada a cabo pela Fundação Real Madrid e pela Cruz Vermelha, que em conjunto lançara, ainda hoje, uma campanha de angariação de fundos com vista ao apoio às pessoas afetadas pelas cheias.
"O Real Madrid decidiu apoiar esta campanha com a doação de um milhão de euros para ajudar as numerosas famílias que se encontram em situação crítica e que precisam de toda a nossa ajuda e solidariedade", pode ler-se no comunicado em causa.
Grandes quantidades de precipitação, presença de solos secos ou artificiais, falta de resposta das autoridades são alguns dos fatores que explicam um número tão elevado de vítimas, segundo especialistas consultados pela agência France-Presse (AFP). Veja, na ligação abaixo, os motivos que levaram a esta situação:
As autoridades valencianas acabaram de divulgar um novo balanço e elevaram para pelo menos 155 o número de vítimas mortais devido ao mau tempo, avança o El País. Além disso, mais uma pessoa morreu na Andaluzia e duas outras em Castilla-La Mancha. Assim, o número total de mortos até à data é de 158.
O número de vítimas mortais devido ao mau tempo em Espanha subiu para os 140, segundo avançou a agência EFE, esta quinta-feira.
#ÚLTIMAHORA | El balance de víctimas mortales por la dana sube a 140. pic.twitter.com/aaoPeWanUz
— EFE Noticias (@EFEnoticias) October 31, 2024
Um bebé de um ano e a sua progenitora foram resgatados de helicóptero a partir de uma habitação isolada no município valenciano de Riola, em Espanha, na quarta-feira.
A operação, que ficou eternizada em vídeo, foi levada a cabo por elementos do Consórcio Provincial de Bombeiros de Alicante, tal como poderá ver aqui.
No total, os serviços de emergência salvaram 20 pessoas que se encontravam em perigo ou que estavam isoladas, na sequência da realização de quatro voos de reconhecimento na zona de Albufera e em municípios como Paiporta ou Torrent, noticiou a Europa Press.
La Liga anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quinta-feira, que aceitou o pedido do Valencia tendo em vista o adiamento do encontro perante o Real Madrid.
A partida estava agendada para as 20h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, no Mestalla, mas foi reagendado por data ainda a definir, sendo o organismo diz ter pedido aos "clubes que formulem, antes da próxima terça-feira, dia 5 de novembro", uma nova data para a mesma.
Em Paiporte, nos subúrbios de Valência, "não choveu nada" nos últimos dias, mas foi aqui que morreram 45 pessoas na segunda-feira à noite, metade das vítimas confirmadas até agora no temporal que atingiu o leste de Espanha.
"Aqui não choveu nada", repete em permanência Mireia, 38 anos, enquanto caminha pelo lodo que enche as ruas que levam à vivenda onde mora com o marido e as filhas gémeas, de 7 anos.
No percurso é preciso evitar a lama mais escorregadia e profunda que cobre todos os caminhos e ir fazendo gincana entre lixo, ramos, escombros de edifícios, móveis, postes de iluminação pública, restos dos carrosséis da feira anual e, sobretudo, carros e mais carros empilhados uns nos outros, virados ou metidos dentro de muros e de casas, tal foi a força das águas que varreram as ruas de Paiporte na segunda-feira à noite.
Irene (18 anos), Sónia (38), Roberto (50) e todas as pessoas com quem a agência Lusa falou hoje de manhã nas ruas de Paiporte garantem e fazem questão de dizer o mesmo que Mireia: aqui não choveu, "a água veio de cima", dos pontos mais altos da província de Valência, e fez subir e transbordar "em cinco minutos", "de repente", o rio Turia, que atravessa a localidade.
O número de vítimas mortais devido ao mau tempo extremo em Espanha subiu para 104, depois de terem sido encontradas hoje nove pessoas mortas na cidade de Valência, anunciaram as autoridades locais.
Imagens de uma mulher a ser arrastada pela água das chuvas na localidade de Catarroja, em Valência, Espanha, percorreram as redes sociais, com muitos a acreditarem que a mulher não teria sobrevivido.
Nas filmagens, que pode ver aqui, a mulher era levada pela forte corrente, enquanto pessoas à janela das suas casas atiravam lençóis para que ela se conseguisse agarrar, mas sem sucesso.
O Rei Felipe VI pediu hoje que a população se mantivesse unida no apoio e na ajuda às pessoas afetadas pela tempestade que provocou quase uma centena de mortos em Espanha.
O chefe de Estado espanhol expressou as condolências da família real aos parentes dos mortos e a sua solidariedade a todos os afetados por "este dano catastrófico" causado pelas chuvas e inundações no país, durante o seu discurso no I Encontro de Cidades Ibero-americanos, em Madrid.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, salientou, esta quinta-feira, que "a DANA continua", tendo apelado aos cidadãos residentes nas regiões afetadas para que "cumpram os alertas dos serviços de emergência".
"A prioridade neste momento é encontrar as vítimas, os desaparecidos, aplacar a angústia que as famílias estão a sofrer e, em segundo lugar, mobilizar todos os recursos do Estado do ponto de vista económico para a reconstrução e a recuperação da normalidade o mais rapidamente possível", disse.
O chefe do Governo disse ainda que Valência será considerada zona de catástrofe e que o nível oficial de crise foi elevado para o nível 2.
"Não abandonaremos a população de Valência", assegurou.
Sete pessoas foram encontradas sem vida, esta quinta-feira, no interior de uma garagem numa habitação da localidade valenciana La Torres, avançou o ABC.
O mesmo meio adiantou que entre as vítimas está um casal e a filha, que tinham ido buscar os seus automóveis.
Entretanto, a Câmara Municipal de Valência confirmou a descoberta de nove pessoas, uma das quais era polícia na região, noticiou o El País.
A Policía Nacional espanhola deteve 39 pessoas, incluindo vários menores, por furtos nas zonas comerciais mais afetadas pela DANA, esta noite.
As detenções ocorreram "no âmbito de um plano especial de prevenção da criminalidade", segundo adiantaram as autoridades na rede social X (Twitter).
La @policia ha detenido esta noche a 39 personas en el marco de un dispositivo especial de prevención de la delincuencia puesto en marcha en torno a las zonas comerciales más afectadas por la #DANA
— Policía Nacional (@policia) October 31, 2024
➡️Se han recuperado multitud de efectos sustraídos pic.twitter.com/biAcSh5STU
Cerca de 77 mil casas continuam sem eletricidade em Valência, segundo informou a empresa de distribuição do grupo Iberdrola i-DE, esta quinta-feira.
A entidade deu ainda conta de que o fornecimento de eletricidade foi restabelecido a metade dos 155 mil clientes afetados.
"A empresa continua a trabalhar para restabelecer o serviço à medida que consegue aceder às instalações afetadas e já tem armazenados cerca de 50 geradores para os ligar à rede assim que as condições o permitam", disse.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, apelou, esta quinta-feira, à necessidade de garantir "um acesso mais rápido" aos fundos europeus para a reconstrução das comunidades afetadas pela DANA, em Espanha.
"Venho aqui com uma mensagem do Parlamento Europeu que temos vindo a expressar há muitos anos, e que é [a necessidade de] um acesso mais rápido aos fundos de ajuda para a reconstrução das comunidades", disse, a partir de Madrid, citada pela agência EFE.
O Papa Francisco garantiu estar "próximo" dos membros da Comunidade Valenciana, que está a ser assolada por um fenómeno metereológico conhecido como DANA, numa mensagem divulgada esta quinta-feira.
"Monsenhor Luis Argüello, querido irmão, quero exprimir a minha proximidade aos valencianos; que vós, de Valladolid, lhes transmita isso. Estou próximo deles neste momento de catástrofe. Que Deus os abençoe a todos", disse, no vídeo publicado pela Conferência Episcopal Espanhola, na rede social X (Twitter).
Mensaje de @pontifex ante las graves inundaciones en Valencia y Andalucía de oración y cercanía a todos los afectados. pic.twitter.com/w9pEy9oQqY
— Of. Información CEE (@prensaCEE) October 31, 2024
O rei Felipe VI deu instruções ao Serviço de Segurança da Casa Real para colocar as tropas necessárias à disposição do Governo espanhol para ajudar nas áreas afetadas pela passagem da DANA.
O monarca pediu que as tropas fossem colocadas ao serviço do "Ministério do Interior e do Ministério da Defesa para colaborar nos trabalhos que estão a ser realizados pelas Forças e Corpos de Segurança do Estado e pela Unidade Militar de Emergências (UME)", noticiou o ABC.
A ministra da Defesa, Margarita Robles, adiantou, esta quinta-feira, que "há muitas" pessoas que continuam desaparecidas na região de Valência, mas que ainda não é possível avançar com dados precisos.
"É um momento muito duro e muito difícil", disse a responsável, em declarações à Telecinco.
Robles salientou ainda que os serviços de emergência vão dedicar-se hoje "aos trabalhos de busca das pessoas desaparecidas", havendo suspeitas de que cidadãos em Paiporta e Massanassa estejam "em garagens e em caves".
A Comissão Europeia colocou hoje as bandeiras do seu edifício Berlaymont, em Bruxelas, a meia haste em homenagem às vítimas das cheias em Espanha, que provocaram a morte a pelo menos 95 pessoas.
A presidente da Comissão Europeia fez referência a esta homenagem na rede social X (antigo Twitter) em castelhano: "Lloramos con vosotros. Juntos nos levantaremos. [Choramos convosco, juntos vamos levantar-nos]."
Hoy nuestras banderas ondean a media asta en solidaridad con el pueblo español.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) October 31, 2024
Lloramos con vosotros.
Juntos nos levantaremos. pic.twitter.com/GmENzrKylj
O Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S), que faz parte do Programa de Observação da Terra da União Europeia (UE), divulgou, esta quinta-feira, uma imagem de satélite que mostra o impacto do fenómeno metereológico conhecido como DANA que está a assolar Espanha desde terça-feira.
"A enorme quantidade de sedimentos despejados no Mar Mediterrâneo pelos rios da Comunidade Valenciana é claramente visível nesta imagem do Copernicus Sentinel-3 adquirida a 30 de outubro", escreveu a entidade, em comunicado.
O organismo deu ainda conta de que o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS) foi ativado para "fornecer avaliações da extensão das inundações e dos danos causados".
On 29 October 2024, parts of southern and eastern Spain were affected by severe flash flooding following record rainfall. Dozens of deaths have been reported as emergency workers continue operations to rescue stranded residents from their homes and cars.https://t.co/6M1Kpu554Y pic.twitter.com/lZuZcn9wp9
— Copernicus EU (@CopernicusEU) October 31, 2024
O presidente do governo regional da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, anunciou, esta quinta-feira, que aprovará um plano económico de 250 milhões de euros para ajudar os cidadãos afetados pela DANA.
"A ajuda será muito rápida, sem papelada, para reconstruir as suas vidas, comprar mobiliário, reparar as suas casas. O montante será de seis mil euros por pessoa afetada. Além deste pacote de ajuda, haverá outro para os dependentes, os idosos, a duplicação de documentos. Será igualmente aprovado um cartão de transporte gratuito por um ano para todas as pessoas afetadas", disse, citado pelo El País.
Dez pessoas, incluindo quatro menores, foram resgatadas hoje de manhã em Alcalá de los Gazules, em Cádis, depois de o caudal do rio Barbate ter transbordado e inundado a casa de campo onde moravam.
O presidente da Câmara de Alcalá de los Gazules, Javier Pizarro, adiantou que o alerta surgiu depois das 23h00 de quarta-feira (22h00 em Lisboa), quando as pessoas notificaram as forças de segurança de que estavam retidas numa propriedade de uso turístico chamada Las Porquerizas, e a água já estava até às suas cinturas.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, visitarão a Comunidade Valenciana esta quinta-feira, por forma a ver em primeira mão os efeitos da tempestade que está a assolar Espanha e a dar conta da sua solidariedade para com os afetados, noticiou a imprensa espanhola.
Foi publicado o decreto-lei que declara, a partir desta quinta-feira, três dias de luto nacional pelos cerca de 95 mortos e vários desaparecidos em Valência, Castela-Mancha e Andaluzia, na sequência da passagem da DANA.
"Como testemunho da dor da nação espanhola e como sinal de condolências às famílias e outras pessoas próximas dos mortos e desaparecidos nas inundações ocorridas a 29 e 30 de outubro de 2024", lê-se no documento assinado pelo rei Felipe VI.
O Centro de Coordenação de Emergências da Comunidade Valenciana disse, esta quinta-feira, que foram retomados os trabalhos de busca e salvamento dos desaparecidas na região, como consequência da passagem da DANA. Não está prevista a utilização de meios aéreos.
El Centro de Coordinación de Emergencias de la @generalitat informa:
— Emergències 112CV (@GVA112) October 31, 2024
➡️Los @BombersValencia continúan trabajando, fundamentalmente, en los trabajos por tierra. No hay previsión de medios aéreos.
➡️A las 7.30 horas habrá un nuevo CECOPI
➡️Más de 447 personas siguen en…
Pelo menos 95 pessoas morreram na quarta-feira, na sequência da passagem de um fenómeno meteorológico conhecido como DANA, em Espanha.
Foram registados 92 mortos em Valência, um em Málaga e dois em Castela-Mancha, mas receia-se que o número possa aumentar, uma vez que há um número indeterminado de desaparecidos, noticiou o El País.
Bom dia. Retomamos o acompanhamento AO MINUTO sobre a tempestade que está a assolar Espanha desde terça-feira. Poderá aceder ao registo anterior abaixo:
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com