Cerca de 140 migrantes resgatados ao largo da costa da Líbia

Cerca de 140 migrantes foram resgatados ao largo da costa da Líbia pelo navio humanitário "Ocean Viking", fretado pela SOS Méditerranée, anunciou hoje a organização não-governamental (ONG) francesa num comunicado.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
06/11/2024 13:15 ‧ há 3 semanas por Lusa

Mundo

Migrações

Os migrantes, que tentavam chegar à Europa, estavam amontoados numa embarcação precária de madeira que era demasiada pequena para tantas pessoas, segundo relatou a SOS Méditerranée, que divulgou imagens da embarcação.

 

"O barco estava sobrelotado, balançava de forma perigosa e ameaçava virar-se", referiu a ONG.

Entre os resgatados, estavam cinco mulheres e quatro crianças. Muitos dos migrantes sofreram queimaduras na pele provocadas pelo combustível e também enjoos, acrescentou a SOS Méditerranée.

Os migrantes foram apoiados por equipas da ONG, com sede em Marselha, e da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

De acordo com os últimos números da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 1.710 pessoas que tentavam chegar à Europa desapareceram ou morreram no mar Mediterrâneo desde o início do ano.

A Líbia, país localizado a cerca de 300 quilómetros das costas italianas que está imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muhammar Kadhafi em 2011, é um importante ponto de passagem para centenas de milhares de migrantes, sobretudo africanos e árabes que tentam fugir de conflitos, violência e da pobreza, que procuram alcançar a Europa através do mar Mediterrâneo.

Leia Também: Pelo menos 12 migrantes egípcios morreram em naufrágio costa da Líbia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas