Milhares juntam-se para assinalar os 35 anos da queda do Muro de Berlim

Atualmente, restam apenas alguns troços do muro, que são sobretudo uma atração turística.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
10/11/2024 13:20 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Mundo

Alemanha

Milhares de pessoas saíram à rua, no sábado, para assinalar o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, que ocorreu a 9 de novembro de 1989.

 

“Foi um dia de sorte pelo qual nós, alemães, ainda hoje estão gratos”, salientou o chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pela Associated Press.

Atualmente, restam apenas alguns troços do muro, que são sobretudo uma atração turística.

Ainda assim, e para as celebrações de ontem, foi criado um muro temporário com cerca de cinco mil cartazes desenhados por miúdos e graúdos, com o mote “Defendemos a liberdade”. Este muro encontrava-se ao longo de uma extensão de quatro quilómetros da antiga fronteira, no centro de Berlim.

Os cartazes englobavam as exigências dos manifestantes da Alemanha de Leste contra as autoridades comunistas no outono de 1989, como a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a liberdade de viajar, com as ambições atualmente sentidas pela população.

“Defendam a liberdade, porque sem liberdade tudo o resto é nada. A liberdade e a democracia nunca foram uma questão óbvia”, considerou o presidente da Câmara de Berlim, Kai Wegner, num evento oficial com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Além disso, cerca de 700 músicos profissionais e amadores atuaram em diferentes palcos ao longo do percurso do antigo muro. Este domingo, a banda dissidente russa Pussy Riot deverá atuar para rematar as celebrações.

Recorde-se que o Muro de Berlim foi construído em 1961, com o objetivo não só de impedir a alegada contaminação ideológica por parte do Ocidente, mas também de travar a onda de pessoas que fugiam da Alemanha de Leste.

A fronteira manteve-se durante 28 anos no coração de Berlim e na zona rural circundante, representando a linha da frente da Guerra Fria entre norte-americanos e soviéticos.

Após a sua queda, a Alemanha reunificou-se em menos de um ano, a 3 de outubro de 1990.

Leia Também: Vice-chanceler Robert Habeck anuncia candidatura a chanceler pelos Verdes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas