Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 17º

Seul reitera acusação sobre presença de tropas de Pyongyang na Rússia

Os serviços de informações da Coreia do Sul afirmaram hoje que há militares norte-coreanos na região russa de Kursk, depois de os Estados Unidos terem indicado o envolvimento de Pyongyang na guerra da Rússia contra a Ucrânia.  

Seul reitera acusação sobre presença de tropas de Pyongyang na Rússia
Notícias ao Minuto

13/11/24 12:40 ‧ Há 20 Horas por Lusa

Mundo Ucrânia

"As tropas norte-coreanas enviadas para a Rússia deslocaram-se para a região de Kursk nas últimas duas semanas", refere um comunicado do Serviço de Informações de Seul.

 

O mesmo documento difundido hoje em Seul menciona a o alegado destacamento das forças da Coreia do Norte no "campo de batalha".  

"(Os militares de Pyongyang) já estão envolvidos em operações de combate", afirmou ainda a mesma fonte. 

Entretanto, o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken referiu-se a uma resposta "firme" face ao envolvimento da Coreia do Norte, ao lado da Rússia, na guerra na Ucrânia, e apelou aos países europeus para que façam mais para acelerar a ajuda a Kiev.

Antony Blinken realiza hoje uma visita a Bruxelas, numa deslocação considerada urgente e num contexto de preocupações por parte da Ucrânia e de várias capitais europeias sobre a continuidade do apoio a Kiev após a reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

"As forças norte-coreanas estão envolvidas em combate e agora literalmente em combate: este novo elemento exige uma resposta firme e ela será dada", disse o chefe da diplomacia norte-americana ao jornalista numa conferência de imprensa em que participou o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

"Trata-se de um desenvolvimento profundo e perigoso", acrescentou Blinken, sem especificar como os Estados Unidos e os aliados tencionam reagir.

Leia Também: Ucrânia reivindica atentado que matou oficial russo na Crimeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório