Israel bombardeia cidade síria que alberga Património Mundial da UNESCO

Alegados ataques israelitas visaram hoje várias posições perto da histórica cidade de Palmira, que alberga ruínas consideradas Património Mundial da UNESCO, no centro da Síria, noticiou a agência estatal.

Notícia

© Giovanni Mereghetti/UCG/Universal Images Group via Getty Images

Lusa
20/11/2024 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Palmira foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1980 e tem as ruínas de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes da Antiguidade entre os anos e 3500 a.C), influenciada por várias civilizações, incluindo a grega clássica, a romana e a persa, bem como por tradições indígenas.

 

"Os sons de explosões ouvidos em Palmira foram produzidos por uma agressão israelita contra edifícios residenciais e a zona industrial", afirmou a agência de notícias oficial síria SANA, sem fornecer mais detalhes.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, os ataques aéreos "alegadamente efetuados por caças israelitas" visaram "uma posição na zona de Palmira, no leste da província de Homs."

A ONG sediada no Reino Unido não forneceu mais pormenores, embora fontes locais tenham dito a agência EFE que o bombardeamento deixou várias pessoas feridas.

Israel aumentou consideravelmente os seus ataques em território sírio nas ultimas semanas, especialmente na capital (Damasco) e os seus arredores, como na zona de Al Quseir, que faz fronteira com o Líbano, onde o exército israelita afirma que o grupo xiita libanês do Hezbollah transporta armas.

Segundo as forças israelitas estes ataques que já causaram dezenas de vítimas, incluindo civis, visaram depósitos de armas do Hezbollah e membros superiores de grupos palestinianos, com tudo, as autoridades locais afirmam que muitos dos bombardeamentos realizados atingiram diretamente zonas residenciais.

Leia Também: Dois dirigentes da Jihad Islâmica mortos em ataque israelita na Síria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas