"Sentido de urgência de ação coletiva" para prosperidade económica da UE

O presidente eleito do Conselho Europeu destacou hoje o "sentido de urgência" para apostar na prosperidade económica da União Europeia (UE), defendendo "ação coletiva" entre os líderes e "trabalho de equipa" com outras instituições, como a Comissão Europeia.

Notícia

© BENOIT DOPPAGNE/BELGA MAG/AFP via Getty Images

Lusa
29/11/2024 14:05 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Conselho Europeu

"Depois de ter falado com os dirigentes europeus que visitei ao longo das últimas semanas, sinto-me confiante graças ao seu sentido de urgência e, sobretudo, ao facto de todos porem a tónica numa ação coletiva inspirada na criatividade e norteada pelo pragmatismo", afirmou António Costa.

 

Falando na cerimónia de passagem de testemunho do atual presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Bruxelas, o ex-primeiro-ministro português exortou: "Neste caminho, cabe-nos a nós, instituições e Estados-membros, tomar decisões".

"Temos de completar o mercado único, reduzir a burocracia, investir nas competências e na inovação e utilizar os desafios no domínio da defesa e energia como motores para impulsionar a competitividade", enumerou.

Com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a assistir à cerimónia, António Costa defendeu que "preservar e reforçar o legado da União Europeia é um trabalho de equipa", sendo que, apesar de representarem instituições diferentes, esta é "uma única União Europeia".

No domingo, o antigo primeiro-ministro, António Costa, inicia funções como presidente do Conselho Europeu, a instituição composta pelos chefes de Governo e de Estado UE, que define as orientações e prioridades políticas comunitárias.

É o primeiro português e o primeiro socialista à frente da instituição.

Leia Também: António Costa afirma que alargamento da UE é de "urgência geopolítica"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas