Washington, 01 dez 2024 (Lusa) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai nomear o xerife do condado de Hillsborough, no estado da Florida (sudeste), Chad Chronister, para liderar a agência antidrogas DEA.
Chronister é xerife naquele condado há 32 anos e tem participado em iniciativas de luta contra a droga e tráfico de seres humanos, afirmou Trump no sábado em comunicado.
A nomeação deverá ser confirmada pelo Senado.
"Como administrador da DEA, Chad vai trabalhar com a nossa grande Procuradora-Geral, Pam Bondi, para proteger a fronteira, parar o fluxo de fentanil e outras drogas ilegais da fronteira sul [com o México] e SALVAR VIDAS", disse Trump.
Trump fez da política contra o fentanil um ponto central das propostas para o próximo mandato, ao ponto de fazer depender a sobrevivência do acordo comercial México-EUA-Canadá da redução do fluxo ilegal desta droga.
A epidemia de opiáceos foi desencadeada na viragem do milénio pela prescrição descontrolada destes medicamentos para tratar a dor, o que levou a níveis recorde de dependência e a mais de 100 mil mortes por ano só em 2021 e 2022, um número que caiu para 81 mil em 2023.
O aparecimento do fentanil, que é sintético e tem o mesmo efeito em quantidades minúsculas, torna o tráfico ilegal muito mais difícil de detetar e as 'overdoses' mais comuns.
Leia Também: Trump escolhe Kash Patel para diretor do FBI