"O navio que transporta os 23 geradores chegou ao porto de Guayaquil", informou o Ministério da Energia numa mensagem publicada nas redes sociais.
Acrescentando que "estas unidades irão acrescentar 80 megawatts ao sistema elétrico nacional e ajudar a garantir um abastecimento fiável e sustentável para o desenvolvimento do país".
Os geradores serão transferidos para Salitral, próximo a Guayaquil, onde ficarão localizados, referiu o ministério, sublinhando que nos próximos dias chegarão os equipamentos para a sua instalação e serão realizados os respetivos testes.
As autoridades equatorianas estavam à espera da chegada destes geradores, incluídos nas medidas concebidas pelo Governo para tentar reduzir os apagões que o país tem sofrido há vários meses e que têm levado à aplicação de "períodos severos" de cortes de energia elétrica.
A compra de energia da Colômbia, o aluguer de uma barcaça geradora e a entrada em funcionamento de uma central hidroelétrica estão também entre as medidas traçadas para superar a crise elétrica.
A falta de eletricidade deve-se, principalmente, à forte seca que tem afetado as principais centrais hidroelétricas do país, especialmente a central de Coca-Codo-Sinclair.
Leia Também: Quinze reclusos mortos em motim numa prisão problemática no Equador