O consumo de carne de vaca foi proibido em locais públicos, incluindo restaurantes e eventos, no estado de Assam, no nordeste da Índia.
De acordo com a BBC, que cita o primeiro ministro de Assam, Himanta Biswa Sarma, esta proibição vem complementar uma lei que já existe, desde 2021, que proibia a venda e compra de carne bovina em determinados locais, como os templos.
Embora seja proibido o consumo em locais públicos, a carne de vaca pode ser comprada em lojas e consumida em casa ou em estabelecimentos privados.
O consumo de carne bovina é uma questão sensível na Índia, uma vez que, para os hindus, as vacas são sagradas.
Lê-se ainda que, nos últimos anos, vários estados liderados pelo Partido Nacionalista Hindu (BJP) do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi’s, têm reprimido o abate de vacas.
Vários estados da Índia, muitos deles governados pelo partido hindu, proibiram, parcialmente ou totalmente, o abate de gado e o consumo de carne de vaca.
Esta decisão tem levantado questões, com o partido da oposição a acusar Sarma de usar a carne bovina para vencer as eleições, em Samaguri. Outros partidos políticos também têm criticado esta proibição justificando que interfere com o direitos das pessoas comerem o que quiserem.
Leia Também: Elefante bebé resgatado de um poço na Índia