Um sismo de magnitude de 7 na escala Richter atingiu, esta quinta-feira, o norte da Califórnia, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). Após o sismo, o governo norte-americano emitiu um alerta de tsunami, que, entretanto, já foi levantado.
O terramoto foi inicialmente registado com uma magnitude de 6.6, mas, entretanto, o USGS alterou a magnitude para 7 na escala de Richter.
O terramoto ocorreu às 10h44 da manhã, 18h44 em Portugal, a cerca de nove quilómetros a oeste de Ferndale, uma pequena cidade no condado costeiro de Humboldt e seguiram-se réplicas mais pequenas.
Nas redes sociais ainda não circulam muitas imagens, mas há vários vídeos que mostram as piscinas localizadas nas áreas afetadas a transbordar a água (com o impacto do sismo).
🇺🇸 | #ÚltimaHora Terremoto de magnitud 7,3 frente a las costas de California.
— ʜᴇʀQʟᴇs (@herqles_es) December 5, 2024
Podría llegar un tsunami a San Francisco en aproximadamente media hora. pic.twitter.com/UPPrqZaVVq
A CNN Internacional dá ainda conta de que o alerta de tsunami que esteve em vigor diz respeito a algumas partes não só do estado da Califórnia, como do estado vizinho do Oregon.
It's the largest #earthquake on record in California state for the current 2020s and since the M7.1 2019 Ridgecrest EQ. pic.twitter.com/tNxUraomvI
— 🅰11en 🄼 (@AlMaXx8017) December 5, 2024
[Notícia atualizada às 20h12]
Leia Também: Dois sismos superiores a 5 de magnitude abalam Cuba. Eis as imagens