Síria: China espera que se "regresse mais rápido possível à estabilidade"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China afirmou hoje esperar que a Síria "regresse à estabilidade o mais rapidamente possível", após a tomada de Damasco pelos rebeldes islâmicos e a fuga do Presidente Bashar al-Assad, em paradeiro desconhecido.

Notícia

© HASSAN JARRAH/AFP via Getty Images

Lusa
08/12/2024 11:23 ‧ 08/12/2024 por Lusa

Mundo

Síria

"[Pequim] acompanha de perto os desenvolvimentos na Síria e espera que a Síria regresse à estabilidade o mais rapidamente possível", escreveu o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado. 

 

"O governo chinês ajudou ativamente os cidadãos chineses dispostos a deixar a Síria de forma segura e ordenada e mantém contacto com os cidadãos chineses que permaneceram na Síria", disse o ministério, que os aconselhou a deixarem o país "o mais rápido possível". 

Pequim disse ter pedido "às partes sírias relevantes" que tomem medidas para garantir a segurança das instituições e do pessoal chinês na Síria e acrescentou que, "atualmente, a Embaixada da China na Síria está segura" e que as autoridades chinesas "continuarão a fornecer assistência abrangente a quem necessitar.

Embora a Rússia e o Irão tenham sido os apoiantes mais próximos da Síria nos últimos anos, os laços de Damasco com a China fortaleceram-se.

A China é um dos poucos países fora do Médio Oriente que al-Assad visitou desde o início da guerra civil na Síria, em 2011.

Durante esta viagem, em 2023, o presidente chinês, Xi Jinping, e al-Assad anunciaram uma "parceria estratégica" entre os seus dois países.

Leia Também: Londres saúda fim do regime sírio e apela a uma "resolução política"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas