França saúda "dia histórico para a Síria e para o povo sírio"

A França celebrou hoje a queda do regime de Bashar al-Assad, afirmando que devem permanecer as tréguas e que a integridade territorial da Síria deve ser preservada, assim como as instituições do Estado numa transição pacífica.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/12/2024 12:56 ‧ 08/12/2024 por Lusa

Mundo

Síria

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês considerou hoje um "dia histórico para a Síria e para o povo sírio" devido ao fim do regime de Assad, após "mais de 13 anos de repressão e grande violência".

 

Basher al-Assad deixa um país "esvaziado de uma grande parte da sua população que, se não foi para o exílio, foi massacrada, torturada e bombardeada com armas químicas pelo regime e pelos seus aliados", segundo a mesma fonte.

Agora é o momento é "o momento da unidade" e para isso apelou ao "silêncio das armas, à preservação das instituições do Estado, ao respeito pela soberania e integridade territorial da Síria".

Também deve existir "uma transição política pacífica que respeite a diversidade do povo sírio, protegendo os civis e todas as minorias, em conformidade com o direito internacional", numa rejeição de "qualquer forma de extremismo".

A diplomacia francesa convidou ainda os seus parceiros a fazerem tudo o possível para ajudar os sírios a entrar "no caminho da reconciliação e da reconstrução através de uma solução política inclusiva" e que respeita " a vontade do povo".

Leia Também: Exército libanês reforça presença na fronteira com a Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas