Costa manifesta "solidariedade com o povo de Mayotte" após ciclone

O presidente do Conselho Europeu garantiu que a União Europeia "continuará a apoiar todas as suas regiões ultraperiféricas".

Notícia

© SIMON WOHLFAHRT/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
15/12/2024 20:07 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Mayotte

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, manifestou este domingo "solidariedade com o povo de Mayotte e com as autoridades francesas" pelos "danos causados pelo ciclone Chido".

 

"Solidariedade com o povo de Mayotte e com as autoridades francesas face aos danos causados pelo ciclone Chido", escreveu Costa na rede social X.

Na nota, o responsável garantiu que a União Europeia "continuará a apoiar todas as suas regiões ultraperiféricas, que também estão a enfrentar fenómenos meteorológicos extremos à medida que os efeitos das alterações climáticas se intensificam".

Sublinhe-se que o presidente do departamento de Mayotte, François-Xavier Bieuville, estimou que o número de mortos no território francês é de "várias centenas" e pode estar perto de mil.

"Penso que há algumas centenas de mortos, talvez cheguemos perto de mil", afirmou em declarações à imprensa local.

Número de mortos do ciclone Chido em Mayotte é de

Número de mortos do ciclone Chido em Mayotte é de "várias centenas"

O número de mortos no território francês de Mayotte devido ao ciclone Chido é de "várias centenas" e pode estar perto de mil, disse este domingo o principal responsável do Governo da ilha no Oceano Índico à emissora local.

 Lusa | 18:11 - 15/12/2024

O Ministério do Interior francês disse que está a ser difícil obter um número preciso de mortos e feridos em Mayotte, mas confirmou que houve pelo menos 11 mortes. Um hospital informou que nove pessoas estavam em estado crítico e outras 246 ficaram feridas, disse o ministério.

Mayotte, no sudeste do Oceano Índico, ao largo da costa de África, é a ilha mais pobre de França e o território mais pobre da União Europeia.

Leia Também: Papa Francisco manifesta apoio às vítimas de ciclone que atingiu Mayotte

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas