Ministra canadense renuncia ao cargo por diferenças com primeiro-ministro

A ministra das Finanças afirmou que o primeiro-ministro, Justin Trudeau, lhe tinha dito que não a queria como sua ministra, oferecendo-lhe outra posição no gabinete.

Notícia

© Kevin Dietsch/Getty Images

Notícias ao Minuto
16/12/2024 16:05 ‧ 16/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Canadá

A Ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, decidiu renunciar ao cargo, citando diferenças com o líder Justin Trudeau sobre como o país deve responder ao "grave desafio" que foi colocado pelas novas políticas económicas da administração de Donald Trump, que quer impor uma taxa de 25% sobre importações canadianas. 

 

De acordo com o Financial Times, que cita uma carta de Chrystia Freeland ao primeiro-ministro, publicada na rede social X, ela acrescentou que "devemos levar esta ameaça extremamente a sério", o que significa "manter o nosso pó fiscal seco hoje, para que existam reservas se forem necessárias para uma guerra tarifária" e "evitar artifícios políticos caros". 

Chrystia Freeland afirmou ainda que, na sexta-feira, o primeiro-ministro lhe disse que não a queria como sua ministra das Finanças, oferecendo-lhe uma "posição diferente no gabinete". 

No comunicado, é possível ler também que "nos últimas semanas, eu e Trudeau estávamos em desacordo quanto ao caminho a seguir para o Canadá".

"Depois de uma reflexão, concluí que o único caminho honesto e viável era renunciar ao gabinete", escreve a ministra, acrescentado que "vou continuar a trabalhar com os meus colegas como membro liberal do parlamento e comprometo-me a concorrer novamente pelo meu assento em Toronto nas próximas eleições federais". 

Leia Também: Banco do Canadá anuncia novo corte de 50 pontos base na taxa de juro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas