Gisèle Pelicot: 20 anos de prisão para marido (e quase 50 condenados)

Homem permitiu violações contra a sua mulher. Todos os arguidos foram considerados culpados, a maior parte de violação agravada. A sentença marca um passo histórico nos julgamentos por violação.

Notícia

© CLEMENT MAHOUDEAU/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
19/12/2024 08:56 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

França

Dominique Pelicot foi ouvido pelo presidente do tribunal penal de Vaucluse, que o declarou culpado de todos os crimes e infrações de que era acusado. O homem foi condenado a 20 anos de prisão, a pena máxima para o crime de violação agravada.

 

Os crimes incluem, para além de violação agravada, a tentativa de violação e a violação agravada da mulher de um coarguido, bem como a captação de imagens sexuais da sua filha Caroline e das suas antigas noras, refere a BFM TV.

Seguiu-se o anúncio das sentenças aplicadas aos restantes acusados, todos eles considerados culpados, a maior parte por violação agravada.

A lista de acusados é composta por mais de quatro dezenas de nomes de co-arguidos de Dominique Pelicot. O tribunal penal pronunciou penas que vão de 3 a 15 anos de prisão, menos do que as pedidas pelo Ministério Público, que iam de 4 a 18 anos.

Notícias ao Minuto Dominique Pelicot, o principal arguido do caso© Reuters

Segue-se a lista de homens acusados bem como a pena de prisão a  que foram condenados: Joseph Cocco e Saifeddine Ghabi (3 anos); Jacques Cubeau, Philippe Leleu, Hughes Malago, Didier Sambuchi (5 anos); Andy Rodriguez, Adrien Longeron, Jean-Marc LeLoup e Patrick Aron (6 anos); Quentin Hennebert e Ludovick Blemeur (7 anos); Lionel Rodriguez, Cyrille Delville, Nicolas Francois, Boris Moulin, Jean Tirano, Redouane El Farihi, Thierry Parisis , Mohamed Rafaa, Mahdi Daoudi , Ahmed Tbarik, Patrice Nicolle, Grégory Serviol e Abdelali Dallal (8anos); Christian Lescole, Husamettin Dogan, imone Mekenese e Cendric Venzin( 9 anos); Nizar Hamida, Joan Kawai, Karim Sebaoui, Vincent Coullet e Jean-Luc LA (10 anos); Fabien Sotton(11 anos); Jean-Pierre Marechal, Thierry Postat, Cedric Grassot e Hassan Ouamou (12 anos); Jérôme Vilela e Charly Arbo (13 anos) e Romain Vandevelde (15 anos).

Cinco juízes franceses pronunciam-se sobre o processo que envolve mais de quatro dezenas de homens acusados de violação agravada e agressão sexual contra a cidadã francesa Gisèle Pelicot, 72 anos, num caso histórico que abalou a França nos últimos meses.

Entre os homens que estão a ser julgados encontra-se Dominique Pelicot, ex-marido da vítima, que admitiu que durante vários anos deixou a mulher inconsciente com drogas para que ele e estranhos, que recrutava através da internet, pudessem abusar dela enquanto filmava as agressões. Os abusos ocorreram durante 10 anos.

[Notícia atualizada às 10h04]

Leia Também: Gisèle deu a cara por todas as mulheres. Irá a sentença acompanhar?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas