Líder de Hong Kong saúda novo Governo de Macau e promete cooperação

O chefe do Executivo de Hong Kong saudou hoje a posse do líder do Governo do Macau e prometeu continuar a trabalhar em conjunto, "aproveitando os pontos fortes das cidades para servir as necessidades" da China.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/12/2024 06:07 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Hong Kong

 "Desejo que Sam [Hou Fai] e o Governo da Região Administrativa Especial de Macau, no seu sexto mandato, levem Macau a atingir novos patamares de desenvolvimento", assinalou John Lee, que chefiou uma delegação que se deslocou ao território para participar nas cerimónias do 25.º aniversário do estabelecimento da região administrativa especial chinesa.

 

Para o líder de Hong Kong, as duas cidades "beneficiam das vantagens de 'um país, dois sistemas' (...) e partilham uma forte ligação, com intercâmbios frequentes e anos de cooperação contínua em domínios como economia, infraestruturas transfronteiriças, turismo e cultura, criando uma base sólida".

"Hong Kong vai continuar a trabalhar com Macau para alcançar a complementaridade, contribuindo conjuntamente para promover o desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e esforçando-se por construir uma baía de classe mundial", indicou, numa declaração oficial divulgada no site do Governo de Hong Kong.

Lee acrescentou que vai trabalhar com Sam Hou Fai "para reforçar ainda mais os intercâmbios e a cooperação entre Hong Kong e Macau, aproveitando os pontos fortes das cidades para servir as necessidades do país, demonstrando a vitalidade e a superioridade de 'um país, dois sistemas' e dando novos e maiores contributos para a construção de um grande país e para o rejuvenescimento nacional através da modernização chinesa".

À semelhança dos governos anteriores, de Edmund Ho (1999-2009), Fernando Chui Sai On (2009-2019) e Ho Iat Seng (2019-2024), coube também agora ao líder máximo da China presidir à cerimónia de posse do líder, do sexto governo e do Conselho Executivo de Macau.

A visita do Presidente chinês a Macau, iniciada na quarta-feira, termina esta tarde.

Leia Também: EUA diz que diplomacia chinesa recusou vistos a cônsules em Macau

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas