Dois mortos e oito desaparecidos após colapso de ponte no Brasil

No momento em que a ponte colapsou passavam três motas, um carro e três camiões. Este incidente marca o terceiro evento trágico de grandes dimensões a impactar o Brasil no fim de semana, após os acidentes de Minas Gerais e Gramado.

NotíciaVídeo

© Reuters

Notícias ao Minuto
23/12/2024 08:00 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Duas pessoas morreram e oito estão desaparecidas na sequência do colapso de uma ponte, no domingo à tarde, por volta das 14h50 (17h50 em Lisboa), no Brasil, entre os estados de Maranhão e Tocatins, avançou a Defesa Civil da cidade de Estreito, citada pelo site brasileiro G1. No momento em que a ponte caiu estavam a passar três motas, um carro e três camiões.

 

As vítimas mortais são Alana, de 25 anos, e Marçon Gley Ferreira, de 42 anos. Seguiam ambos em motas. Entre os desaparecidos estão duas crianças, duas mulheres e quatro homens.

No carro viajava um casal e uma criança. O homem foi socorrido e ainda está internado no hospital, mas não corre perigo de vida. A mulher e a criança estão desaparecidas.

As buscas pelos sobreviventes foram suspensas ao início da noite depois de as autoridades terem concluído que um dos camiões que caiu ao rio transportava ácido sulfúrico, que poderia colocar em risco as equipas de busca e salvamento. Serão retomadas, mas apenas com botes, sem que os mergulhadores tenham de entrar na água.

As causas da queda da ponte

Segundo um comunicado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) do governo federal do Brasil, a queda da ponte deveu-se a uma cedência do vão central da estrutura e o caso está a ser investigado.

A circulação no local está cortada e as autoridades indicaram rotas alternativas.

"Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA", lê-se na nota do DNIT.

Notícias ao Minuto© Reprodução X

A ponte chama-se Juscelino Kubitschek de Oliveira e foi construída na década de 1960. Tem cerca de 533 metros de comprimento e liga as cidades de Estreto, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins.

Vereador denuncia mau estado da ponte e acaba por captar momento do colapso

Minutos antes do colapso da ponte, o vereador Elias Junior estava no local a fazer vídeos que denunciavam o mau estado da estrutura, que já tinha rachas visíveis no asfalto.

Notícias ao Minuto© Reprodução X  

"Gostaria de chamar a atenção das autoridades competentes para que viessem e tomassem uma providência. Olhem só estas rachas aqui", mostrou Elias Junior no vídeo.

Num desses vídeos acabou mesmo por captar a queda da ponte.

Já o governador de Tocatins, Wanderlei Barbosa, divulgou um vídeo a garantir que está a acompanhar a situação e ordenou o envio de equipas para ajudar nas buscas.

"Acabei de conversar com o prefeito de Aguiarnópolis, nosso companheiro, e ele disse que perdeu uma pessoa da cidade. Caíram veículos e motocicletas lá. Estou a falar também com o corpo de bombeiros, estão a deslocar-se de Araguaína para a região", acrescentou Wanderlei Barbosa.

Este incidente marca mais um evento trágico a impactar o Brasil no fim de semana, depois de 41 pessoas terem morrido num acidente de autocarro em Minas Gerais (sudeste), no sábado, e de um avião de pequeno porte com capacidade para dez pessoas ter caído em Gramado, no domingo, matando todas as pessoas a bordo (todas da mesma família).

Leia Também: Totalmente restabelecida circulação na Ponte 25 de Abril após incêndio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas