Na sequência do ataque num mercado de Natal, esta sexta-feira, na Alemanha, vários são os países que decidiram reforçar a sua atenção nestes eventos tradicionais.
Recorde-se que na sexta-feira um carro irrompeu pelo mercado de natal da cidade de Magdeburg e matou cinco pessoas e fez centenas de feridos. A polícia alemã está a ser amplamente criticada depois de o alegado atacante ter utilizado uma faixa de acesso para veículos de emergência para entrar no mercado.
Estas questões surgem no país onde em 2013 outras 13 pessoas morreram num atropelamento semelhante num mercado de Natal em Berlim.
Países reformam segurança nesta espécie de eventos
O Birmingham’s Frankfurt Christmas Market’s, um dos maiores mercados de Natal do Reino Unido, anunciou que após o sucedido reuniu-se com a polícia para discutir e rever o seu programa de de segurança.
Na sequência desse encontro, terão decidido não ser necessário fazer alterações ao plano já adotado, garantindo porém que permanecem vigilantes.
A agência afirmou que não são necessárias quaisquer alterações e que todo o pessoal permanece vigilante. Informações mais profundas indicam que não existe uma ameaça aos mercados de Natal no Reino Unido.
Também em França foram adotadas novas medidas de segurança, com a adoção de medidas impostas durante os Jogos Olímpicos a grandes eventos como estes mercados.
Note-se que durante os jogos Olímpicos a segurança francesa reforçou a sua atenção sobre mais de 500 pessoas consideradas potencialmente perigosas. Essa mesma norma estará a ser aplicada nesta quadra festiva em vários eventos do país.
Leia Também: "Porquê?" A mensagem emotiva da mãe do menino morto no mercado de Natal