Huang Wen foi detido no local depois de ter ferido cerca de 30 pessoas, 18 das quais crianças, segundo o comunicado do Tribunal Popular Intermédio de Changde, que marca a primeira vez em que as autoridades revelam números oficiais.
Os censores retiraram os vídeos do ataque das redes sociais e apenas foram utilizadas declarações concisas dos órgãos estatais sobre o incidente.
O atacante foi condenado à pena de morte com uma suspensão de dois anos, geralmente comutada para prisão perpétua se o condenado não cometer mais crimes durante o período de suspensão.
Segundo o tribunal, em 19 de novembro, depois de ter perdido dinheiro num investimento, Huang conduziu o carro contra a multidão e descarregou a sua frustração nos transeuntes. Foi detido no local depois de ter tentado atacar pessoas com uma arma.
"Huang Wen escolheu como alvo principal um número indeterminado de estudantes inocentes da escola primária. As suas motivações criminosas são desprezíveis e a sua maldade é objetivamente profunda", lê-se no comunicado do tribunal.
O ataque de Huang aconteceu apenas uma semana depois de um homem ter atropelado pessoas que faziam exercício num complexo desportivo na cidade de Zhuhai, a sul, matando 35 pessoas.
Leia Também: Condutor que atropelou mortalmente ciclista em Lisboa entregou-se à polícia