O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, esta quinta-feira, que não se opõe a que a Eslováquia seja um mediador de paz entre Moscovo e Kyiv.
De acordo com a agência estatal Tass, Putin falou da reunião que teve há alguns dias com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico. Segundo o líder russo, durante o seu encontro foi discutida, principalmente, a possibilidade de conversações de paz entre os dois países envolvidos diretamente no conflito.
Putin disse ainda que a Eslováquia tinha manifestado "disponibilidade" para ajudar a que estas conversações acontecessem. "Ficariam felizes em fornecer a plataforma", detalhou.
Perante a situação, e alguns dias depois desta conversa, Putin garante que "a Rússia não se opõe" que a Eslováquia seja uma plataforma para negociar.
Enquanto respondia a algumas perguntas, Putin disse ainda que "não há pressa" nisso, mas que Moscovo não descartava a ideia de usar novamente os novos mísseis hipersónicos 'Oreshnik'. Quanto a estes, foi também hoje conhecido que a Bielorrússia, aliada de Moscovo, vai receber dez destes mísseis.
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, encontra-se em Moscovo para a cimeira da União Económica Eurasiática, em São Petersburgo, na Rússia.
Leia Também: UE condena destruição de infraestruturas europeias com suspeita 'mão' russa