Putin diz que Eslováquia está "disponível" para mediar paz com a Ucrânia

O chefe de Estado russo, Vladimir Putin, não se opõe a que a Eslováquia esteja em conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Notícia

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
26/12/2024 17:48 ‧ há 15 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, esta quinta-feira, que não se opõe a que a Eslováquia seja um mediador de paz entre Moscovo e Kyiv.

 

De acordo com a agência estatal Tass, Putin falou da reunião que teve há alguns dias com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico. Segundo o líder russo, durante o seu encontro foi discutida, principalmente, a possibilidade de conversações de paz entre os dois países envolvidos diretamente no conflito.

Putin disse ainda que a Eslováquia tinha manifestado "disponibilidade" para ajudar a que estas conversações acontecessem. "Ficariam felizes em fornecer a plataforma", detalhou.

Perante a situação, e alguns dias depois desta conversa, Putin garante que "a Rússia não se opõe" que a Eslováquia seja uma plataforma para negociar.

Enquanto respondia a algumas perguntas, Putin disse ainda que "não há pressa" nisso, mas que Moscovo não descartava a ideia de usar novamente os novos mísseis hipersónicos 'Oreshnik'. Quanto a estes, foi também hoje conhecido que a Bielorrússia, aliada de Moscovo, vai receber dez destes mísseis.

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, encontra-se em Moscovo para a cimeira da União Económica Eurasiática, em São Petersburgo, na Rússia.

Leia Também: UE condena destruição de infraestruturas europeias com suspeita 'mão' russa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas