O Jardim Zoológico Metro Richmond, no estado norte-americano da Virgínia, recebeu uma ‘prenda’ ainda antes do Natal. É que, a 9 de dezembro, nasceu uma cria de hipopótamo-pigmeu, após uma gestação de sete meses.
“Parabéns aos pais do hipopótamo-pigmeu, Iris e Corwin, pelo nascimento de mais uma menina. Esta é a terceira cria de Iris e Corwin em 4,5 anos (todas fêmeas!), e a segunda cria a chegar mesmo antes das festividades. A maioria das pessoas não recebe um hipopótamo no Natal, por isso sentimo-nos sortudos por termos recebido dois ao longo dos anos”, anunciou a instituição, em comunicado.
O parque adiantou que o parto “foi único, já que foi a primeira vez que Iris deu à luz na água”.
“Enquanto os hipopótamos comuns costumam dar à luz debaixo de água, as crias de hipopótamo-pigmeu podem nascer em terra ou na água”, explicou.
A cria nasceu pelas 16h50 (hora local), perante tratadores e alguns visitantes, quando Iris estava na piscina interior.
“Iris e a bebé foram transferidos para um recinto acolhedor, com cama de feno, fora da exposição. Isto dá privacidade à mãe e à bebé enquanto criam laços. Dentro de pouco tempo, voltarão para a área da piscina interior para que os visitantes possam ver a bebé. A Iris é uma mãe experiente e muito protetora da sua cria. A cria está a mamar e a crescer rapidamente”, complementaram.
Com cinco dias de vida, a bebé foi submetida a um exame neonatal, pesando “uns saudáveis cinco quilos”.
Agora, e até terça-feira, o zoológico lançou uma votação para que o público possa escolher o nome do animal, que será revelado no dia de Ano Novo.
Recorde-se que os hipopótamos-pigmeus, também conhecidos como hipopótamos anões, são nativos da África Ocidental e estão classificados como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Leia Também: "Moo Deng? Quem?" Zoo de Edimburgo apresenta cria de hipopótamo-pigmeu