Uma cadela, Athena - uma mistura de pastor alemão e husky -, de quatro anos, fugiu da sua casa na Florida, Estados Unidos, e deixou a sua família em desespero durante cerca de uma semana, enquanto decorria uma procura intensa pelo seu paradeiro.
Tudo terminou na véspera de Natal, quando Athena, inesperadamente, regressou para junto dos seus donos, como se de um presente surpresa se tratasse - e até tocou à campainha para anunciar a sua chegada.
O animal tinha desaparecido a 15 de dezembro, de casa na cidade de Green Cove Springs. A dona de Athena, Brooke Comer, disse, citada pela APNews, que a sua família tinha ido à igreja nesse dia e que recebeu uma mensagem de um vizinho com uma fotografia da cadela fora de casa.
A informação deixou Brooke em pânico e a família decidiu ir imediatamente para casa. No entanto, quando chegaram à residência, encontraram apenas a coleira e nenhum sinal visível por onde o animal pudesse ter escapado, sendo a forma como o seu desaparecimento ocorreu um mistério.
A história "inacreditável" para a dona do animal decorreu durante dias, com vizinhos e membros da comunidade de cidades nas proximidades a contactá-la, em virtude do anúncio do desaparecimento, com o envio de gravações e imagens de sítios onde teriam encontrado Athena. De acordo com todos os alertas que Brooke recebeu, a cadela terá percorrido cerca de 32 quilómetros.
"Ela foi a grande campeã do jogo das escondidas. Com cada avistamento o meu coração saltava e era, honestamente, entusiasmo, mas depois o coração partia-se porque estávamos sempre um passo atrás", referiu a dona do animal.
A procura, apesar de tudo, chegou ao fim com uma notificação de vídeo da sua campainha, mesmo antes do Natal, e com o ladrar do seu outro cão.
"Assim que ouvi aquele toque, olhei para o meu telemóvel e podia ver-se no vídeo que era a Athena e estava a pular na porta e a tocar à campainha", revelou Brooke sobre o regresso do animal.
Quando a porta de casa se abriu para o animal que, até então, tinha fugido sem rumo, Athena foi a correr para junto do filho da dona, para o cumprimentar com lambidelas na cara e, após as boas-vindas, foi brincar com a sua bola até que, pouco depois, exausta da sua aventura, foi dormir para a sua casota.
Nos próximos dias, esperam-se novas peripécias para Athena. A dona do animal planeia agora precaver-se de situações como esta e vai colocar um microchip na cadela, assim como marcar um exame completo e tratamentos para as pulgas.
Leia Também: Trump pede ao Supremo dos EUA que suspenda a lei que ameaça TikTok