Índia disse o 'último adeus' ao ex-primeiro-ministro Manmohan Singh

Decorreu este sábado o funeral de Manmohan Singh, o governante que fica na história da Índia como o arquiteto do programa de reformas económicas no país e de um acordo nuclear histórico com os Estados Unidos. 

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
28/12/2024 21:05 ‧ há 16 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Manmohan Singh

Figuras de proa da política indiana (entre eles o presidente Draupadi Murmu e o primeiro-ministro Narendra Modi) e membros do governo estiveram entre os que, este sábado, fizeram questão de prestar a última homenagem a Manmohan Singh - o ex-primeiro-ministro da Índia que morreu na passada quinta-feira, dia 26, aos 92 anos. 

 

O funeral de Singh decorreu em Nova Deli, terminando com a cremação do antigo governante, revela a Sky News. 

De lembrar que Manmohan Singh é considerado o arquiteto do programa de reformas económicas no país e de um acordo nuclear histórico com os Estados Unidos. 

No dia da morte de Singh, o primeiro-ministro Modi recordou o seu antecessor como um dos "líderes mais ilustres" da Índia, que nasceu de origens humildes e deixou "uma forte marca na política económica ao longo dos anos".

"Como nosso primeiro-ministro, fez grandes esforços para melhorar a vida das pessoas", afirmou Modi numa publicação na rede social X (antigo Twitter), considerando ainda as intervenções de Singh no Parlamento "perspicazes", como "a sua sabedoria e humildade eram sempre visíveis".

Morreu Manmohan Singh, antigo primeiro-ministro da Índia. Tinha 92 anos

Morreu Manmohan Singh, antigo primeiro-ministro da Índia. Tinha 92 anos

Manmohan Singh ficou conhecido como o arquiteto das reformas económicas no país, tendo estas sido responsáveis pela abertura da Índia ao mercado global.

Notícias ao Minuto com Lusa | 19:03 - 26/12/2024

Em Portugal, as reações à morte vieram por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

A nota de condolências de Marcelo Rebelo de Sousa foi publicada na página oficial da Presidência da República, na qual se afirmou que o antigo governante se distinguiu "pela dedicação ao serviço do seu país e à melhoria das condições de vida dos indianos".

Marcelo enviou mensagem de condolências pela morte de antigo PM indiano

Marcelo enviou mensagem de condolências pela morte de antigo PM indiano

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje à Presidente da Índia uma mensagem de "sentidas condolências" pela morte do antigo primeiro-ministro Manmohan Singh.

Lusa | 20:38 - 27/12/2024

Já numa mensagem na rede social X (ex-Twitter), Luís Montenegro transmitiu, em nome do Governo de Portugal, condolências à família e ao povo indiano.

"Lamento profundamente o falecimento do antigo primeiro-ministro da Índia Manmohan Singh. Uma vida dedicada ao seu país, uma referência no concerto internacional das nações. O Governo de Portugal apresenta condolências à família e ao povo indiano", escreveu.

Montenegro transmite condolências pela morte de Manmohan Singh

Montenegro transmite condolências pela morte de Manmohan Singh

O primeiro-ministro português lamentou hoje a morte do antigo chefe do Governo da Índia Manmohan Singh, que morreu na quinta-feira aos 92 anos.

Lusa | 15:01 - 27/12/2024

Veja as imagens do funeral na galeria acima. 

Leia Também: Morreu Manmohan Singh, antigo primeiro-ministro da Índia. Tinha 92 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas