Pelo menos 10 pessoas morreram num tiroteio no Montenegro

O ministro do Interior, Danilo Saranovic, adiantou que há quatro feridos graves, com as autoridades focadas na detenção do suspeito.

Notícia

© Filip Filipovic/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
01/01/2025 18:50 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Montenegro

Pelo menos dez pessoas, incluindo duas crianças, morreram após um tiroteio durante esta tarde, num bar da cidade de Cetinje, Montenegro, segundo o ministro do Interior daquele país dos Balcãs .

 

O homem fugiu ainda armado, tendo sido enviadas forças especiais para capturar o indivíduo que foi identificado pela polícia pelas iniciais e que terá 45 anos.

Horas mais tarde, já cercado pela polícia, o suspeito disparou sobre si próprio, vindo a morrer dos ferimentos, segundo informações veiculadas pelas autoridades.

O ministro do Interior, Danilo Saranovic, adiantou que há quatro feridos graves, com as autoridades focadas na detenção do atacante. Saranovic revelou ainda que entre os mortos estão o dono do bar e seus familiares, assim como parentes do autor dos disparos.

De acordo com um comunicado da polícia, que é citado pelo jornal Vijesti, as autoridades informaram a população de que "este é um evento ocasional", não sendo resultado de "um grupo criminoso organizado".

A polícia de Cetinje pediu aos cidadãos para que permanecessem calmos e nas suas casas, enquanto as autoridades estão a investigar o ocorrido. 

O Presidente do Montenegro, Jakov Milatovic, disse estar "chocado e estupefacto" com a tragédia, em particular no contexto da quadra festiva.

Já o primeiro-ministro, Milojko Spajic, deslocou-se ao hospital onde os feridos estão a ser tratados e anunciou três dias de luto nacional.

Nas redes sociais, foram também partilhadas mensagens sobre o sucedido.

A agência de notícias Associated Press lembra que o Montenegro é um país de cerca de 620 mil pessoas, com uma forte cultura de armas pessoais.

O canal público RTCG identificou o autor do ataque, descrevendo-o como alguém conhecido por comportamentos erráticos e por detenções prévias por posse ilegal de armas.

Em 2022, também em Cetinje, um homem matou 10 pessoas, incluindo duas crianças, antes de ser abatido por um transeunte.

[Notícia atualizada às 23h59]

Leia Também: Autor do ataque em Nova Orleães identificado pelas autoridades

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas