Verdes alemães dispostos a continuar a integrar o governo

O candidato dos Verdes a chanceler, Robert Habeck, afirmou hoje que está disposto a continuar a assumir responsabilidades no governo, caso o vencedor das eleições, o líder da União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, coloque essa hipótese.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/02/2025 19:03 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Alemanha/Eleições

"Os Verdes querem continuar a assumir a responsabilidade. Se tal é possível, veremos depois de uma longa noite", disse Habeck, vice-chanceler e ministro da Economia do antigo Governo do social-democrata, Olaf Scholz.

 

De acordo com as projeções das sondagens à boca das urnas publicadas pelas televisões públicas ZDF e ARD, os Verdes obtiveram entre 12,4% e 13% dos votos, ligeiramente abaixo do resultado das eleições anteriores, que, com 14,7% dos votos, havia sido o melhor resultado de sempre do partido.

"Chegaram a prever um resultado inferior a 10%, após a dissolução da coligação governamental. Conseguimos inverter esta tendência e aproximarmo-nos do resultado das últimas eleições", sublinhou Habeck.

Segundo as projeções, a CDU obteve 29% dos votos, a AfD 19,5%, os sociais-democratas do SPD 16% e a Esquerda (Die Linke) 8,5%.

Leia Também: Conservador Merz quer formar rapidamente coligação de governo na Alemanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas