Antes de entregar a um total de 20 personalidades a Medalha Presidencial de Cidadania, Joe Biden elogiou os "eleitos que, em tempos difíceis, agiram com honra e retidão para garantir que a democracia cumpre as suas promessas".
O presidente norte-americano optou por distinguir a filha do antigo vice-presidente Dick Cheney, que integrou a comissão parlamentar de inquérito ao assalto ao Capitólio, em 06 de janeiro de 2021, bem como o presidente desta comissão, o democrata do Mississipi Bennie Thompson.
Ambos foram aplaudidos de pé quando subiram a um palanque na Casa Branca para receber esta medalha atribuída em reconhecimento das "ações exemplares ao serviço do país".
Em relação a Liz Cheney, a Casa Branca enfatizou numa declaração que ela "ultrapassou as divisões partidárias para defender os ideais da nação" norte-americana.
Liz Cheney tornou-se, durante vários anos, uma das principais vozes anti-Trump dentro do Partido Republicano e uma das personalidades mais odiadas no campo trumpista, tendo feito mesmo campanha ao lado de Kamala Harris, a candidata democrata derrotada por Donald Trump em novembro.
O republicano, que tomará posse em 20 de janeiro, ameaçou processar aqueles que considera seus inimigos, sejam políticos ou jornalistas.
Leia Também: Biden condecora líderes da investigação à invasão do Capitólio dos EUA